ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Sem conseguir ler decisão, juiz manda ação contra André à Justiça estadual

O juiz Bruno Teixeira tentou por dois meses ler decisão na íntegra e deu prazo de 5 dias para que documento seja repassado

Aline dos Santos | 26/07/2019 08:50
Juiz Bruno Teixeira detalha no processo a saga para obter a íntegra da decisão do TRF 3. (Foto: Gerson Walber/OAB)
Juiz Bruno Teixeira detalha no processo a saga para obter a íntegra da decisão do TRF 3. (Foto: Gerson Walber/OAB)

Destacando o ineditismo de não obter, mesmo após dois meses e inúmeros pedidos, a íntegra da decisão que retirou da Justiça Federal o processo contra o ex-governador André Puccinelli (MDB), o juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira deu prazo de cinco dias para que o documento seja repassado do TRF 3 (Tribunal Regional Federal das 3ª Região) à 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande. Depois, com ou sem resposta, a ação deve ser encaminhada para uma das Varas Criminais da Justiça estadual.

A ação penal, derivada da operação Lama Asfáltica, é sobre crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados à concessão de benefícios fiscais pela gestão de Puccinelli a JBS, que tem frigoríficos no Estado. A propina teria sido paga de 2007 a 2015 por meio de notas frias com valores milionários, dinheiro em espécie e doação para campanha eleitoral.

Em 27 de maio, a 5ª Turma do TRF 3 determinou, num habeas corpus que tramitou em sigilo, a transferência para a Justiça Estadual. Desde então, se passaram dois meses sem fornecimento da íntegra do acórdão, que detalha o julgamento.

“Ao que consta, a situação em tela se reveste de ineditismo, sendo esta primeira vez em que este órgão judiciário diligencia, sem sucesso, para obter uma decisão judicial que, seguindo a praxe, deveria ter sido encaminhada ao Juízo processante do feito sob o qual ela tem efeito, sem que, tecnicamente, fosse atribuição desta unidade pedir a decisão”, informa o magistrado.

Conforme o juiz, o desconhecimento sobre os fundamentos da decisão impede a verificação da aplicabilidade e possibilidade de extensão dos efeitos da decisão às dezenas de outros feitos conexos, apensos e dependentes que decorrem das investigações materializadas na Lama Asfáltica.

André Puccinelli é réu em processo sobre propina da JBS, que agora "desce" para a Justiça Estadual. (Foto: Arquivo)
André Puccinelli é réu em processo sobre propina da JBS, que agora "desce" para a Justiça Estadual. (Foto: Arquivo)

Na lista de réus do processo estão André Puccinelli; André Luiz Cance; João Amorim, dono da Proteco; Elza Cristina, também ligada a Proteco; André Puccinelli Junior, apontado como dono do Instituto Ícone (que seria usado como poupança de propina); João Paulo Calves, que seria “testa de ferro” de Puccinelli Junior; Jodascil Gonçalves Lopes; Micherd Jafar Junior, dono da Gráfica Alvorada; João Roberto Baird, conhecido como o Bill Gates pantaneiro pelas empresas de informática; Antônio Celso Cortez; e Ivanildo Miranda, empresário e delator da Lama Asfáltica.

Na decisão do TRF 3, o processo fica na Justiça Federal somente em relação a Ivanildo Miranda, que também foi denunciado por evasão de divisas. Os pedidos para que as ações da Lama Asfáltica deixem a Justiça Federal são recorrentes pelas defesas, que querem julgamento nas Justiças eleitoral ou estadual. Com a primeira fase deflagrada em 2015, a operação da PF (Polícia Federal) resultou na primeira condenação somente em 2019.

Nos siga no Google Notícias