A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

24/06/2013 12:30

Sem preparo para ataques, Guarda Municipal é orientada a dialogar com vândalos

Jéssica Benitez
Presidente da Câmara não quer que guardas se arrisquem em ataques (Foto: Cleber Gellio)Presidente da Câmara não quer que guardas se arrisquem em ataques (Foto: Cleber Gellio)

Na última sexta-feira a Câmara Municipal de Campo Grande foi atacada por um grupo de “baderneiros” em meio aos protestantes pacíficos. No momento, 40 guardas municipais estavam no local e mesmo assim foi difícil conter a ira dos vândalos. O resultado foi uma porta quebrada, pichação e três homens que faziam a segurança feridos, um deles levou dez pontos na testa depois de atingido por pedradas.

Para o presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar (PMDB), o resultado está entre as principais preocupações, tendo em vista que nunca houve este tipo de enfrentamento de massa na Capital e, portanto, não há preparação do efetivo. “Por isso a orientação que demos a eles é a de conversar com os protestantes antes de qualquer coisa. Nunca tivemos esta situação então não sabemos como agir”, explicou.

Normalmente 12 guardas municipais se revezam em três turnos para guardar a Câmara. Entre eles está uma mulher grávida. “Na hora do ataque tivemos que colocá-la para dentro”, contou o peemedebista.

Armas – Questionado sobre como seria se a Guarda Municipal já estivesse armada, conforme foi aprovado na Casa, ele ressaltou que o efetivo estaria devidamente preparado para atuar. “Não é assim dar a arma e pronto. Se eles estivessem armados já teriam passado por treinamento técnica e psicologicamente”, disse.

Mesmo assim, Mario não acredita que o armamento surtiria algum efeito. “Em várias capitais a Polícia Militar estavam nos protesto e não usaram armas para garantir a segurança. Porque o ideal é que tudo ocorra de maneira pacifica”, opinou.

Na hipótese de mais movimentos irem à Casa e, porventura, acabar novamente em vandalismo a ordem para ao guardas é uma só: “Tentem dialogar e se não der certo saiam da frente”, concluiu.



Sr. presidente da Casa de Leis, porventura o sr. já viu como são as Guardas Municipais Brasil à fora??? Eles tem curso, EPI's (escudos, capacetes, coletes) e armas não letais (elastômero) para CDC (Controle de Distúrbio Civil)!
Se nós, GM's de Campo Grande não pudermos defender este patrimônio foi por inércia dos SENHORES!!!
 
Emerson Rodrigues em 25/06/2013 01:02:34
ola mario,tambem sou contra o vandalismo,nao e a coisa certa,mas sera que seu lanche tambem nao e vandalismo,por hora usa o dinheiro do lanche para reparar os danos afinal somos nos que pagamos tanto por ele quanto pelos estragos ou vcs vao tirar do seus salarios gordossssssssss para pagar ate lavista
 
JOAO BATISTA em 24/06/2013 16:39:25
Com certeza já estariam treinados,acredito muuuito nisso,quanto menos armas melhor sr. vereador,voces estão totalmente no sentido contrário ao pensamento da população,discutem e aprovam leis sem dar nenhuma satisfação aos seus patrões o povo.
 
walter oliveira em 24/06/2013 15:30:22
caro presidente da camara municipal de campo grande ms , se o senhor não sabe a guarda esta sim preparada para qualquer ocasião , portanto devemos pedir ao senhor que se preoculpe apenas em tomar sua agua de coco com seu pão com presunto , pos sabemos que vossa senhoria nunca esteve em um treinamento da guarda muito menos em formaturas e nunca fez um visita ao nosso quartel para saber da nossa situiação , por isso fale apenas o que diz respeito ao seu café da manhã .
 
henrique cesar barbosa lima em 24/06/2013 15:18:48
Com o salário que ganham somente um guarda municipal burro para tentar enfrentar um monte de manifestante né ? ta certo que é a função deles, mas a vida vale mais !
Vandalismo é burrice, mas fácil seria se os manifestantes invadissem a câmara e sentasse a porrada nos deputados, esses sim merecem uma surra ! de preferência na rua para todo mundo ver !
 
Antonio Gurgel em 24/06/2013 13:17:55
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions