ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Política

Senado aprova projeto que pune quem divulga "rachas" na internet

Medida também vale para divulgação em qualquer outro meio digital, eletrônico ou impresso

Adriano Fernandes | 20/10/2021 22:31
Parlamentares durante a votação do projeto, nesta quarta-feira (20). (Fonte: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Parlamentares durante a votação do projeto, nesta quarta-feira (20). (Fonte: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei que pune a divulgação de "rachas" e eventos de exibição de manobras em meios digitais, eletrônicos ou impressos de qualquer tipo. Como foi alterado no Senado, o PL 130/2020, retornará à Câmara dos Deputados, onde teve origem.

O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) foi o relator da matéria. Ao defender o projeto, Contarato argumentou que a utilização de canais de vídeo e redes sociais para a disseminação desse tipo de conteúdo representa uma afronta inadmissível às autoridades de trânsito. Ele apresentou voto favorável à proposição, com o acatamento parcial de duas emendas. O texto também altera dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997). O voto de cada um dos parlamentares não foi divulgado pelo Senado.

De autoria da deputada federal Christiane de Souza Yared (PL-PR), o PL 130/2020 proíbe a publicação ou a disseminação, em redes sociais ou em quaisquer outros meios de divulgação, de fotos ou vídeos da prática de infração que coloque em risco a segurança no trânsito, com exceção das denúncias desses atos, como forma de utilidade pública.

O texto prevê que as empresas, as plataformas tecnológicas ou os canais de divulgação de conteúdos nas redes sociais ou em quaisquer outros meios digitais, ao receberem ordem judicial específica, quanto à divulgação de imagens que contenham a prática de condutas infracionais de risco, deverão torná-las indisponíveis no prazo assinalado.

A proposta prevê que o artigo 175-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passará a considerar infração gravíssima o ato de divulgar, publicar ou disseminar, em redes sociais ou em quaisquer outros meios de divulgação digitais, eletrônicos ou impressos, registro visual de infração de circulação que coloque em risco a incolumidade própria e de terceiros, ou de crimes de trânsito. A infração será punida, de acordo com o texto, com o pagamento de multa multiplicada por dez (hoje, R$ 2.934,70).

Caso o infrator seja o próprio condutor do veículo no qual a infração foi registrada, o projeto determina que será aplicada, além da multa, a penalidade de suspensão do direito de dirigir por 12 meses. Também determina que as sanções previstas não eliminam a aplicação de outras penalidades e medidas administrativas, cíveis ou criminais cabíveis.

Além disso, o texto prevê que a retirada do conteúdo publicado nas redes sociais ou em quaisquer outros meios de divulgação digitais, eletrônicos ou impressos não isenta o infrator da aplicação das demais penalidades. De acordo com o texto, não serão punidas as publicações de terceiros que visem à denúncia desses atos, como forma de utilidade pública.

O artigo 242-A, por sua vez, passa a considerar gravíssima a denúncia falsa de crime ou infração à autoridade de trânsito, com o pagamento de multa multiplicada por dez. Já o artigo 311-B estabelece pena de detenção de três a seis meses e multa, sem prejuízo de outras penalidades e medidas administrativas, cíveis ou criminais cabíveis, para o ato de encaminhar à autoridade de trânsito denúncia de crime ou infração de trânsito contendo informações falsas ou provas adulteradas.

Com informações da Agência Senado***

Nos siga no Google Notícias