ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 32º

Política

Senado derruba veto às federações partidárias

Soraya Thronicke (PSL) e Nelsinho Trad (PSD) votaram a favor da derrubada do veto

Adriano Fernandes | 27/09/2021 21:44
Senadores durante a sessão desta noite. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
Senadores durante a sessão desta noite. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Por 45 votos a 25, o Senado rejeitou nesta segunda-feira (27), o veto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao projeto de lei que institui as federações partidárias. O PL permite a união de partidos políticos a fim de atuarem como uma só legenda nas eleições e na legislatura.

Entre os senadores de Mato Grosso do Sul, apenas a Simone Tebet (MDB-MS) foi contrária à medida. Soraya Thronicke (PSL) e Nelsinho Trad (PSD), votaram "sim" para a derrubada do veto. Agora, o veto segue para votação dos deputados federais.

O projeto autoriza o estabelecimento da federação partidária para atuação conjunta das legendas com abrangência nacional, o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o programa político comum.

O texto aplica à federação de partidos todas as normas previstas para os partidos políticos nas eleições, como escolha de candidatos, propaganda eleitoral e arrecadação de recursos para campanhas, além da fidelidade partidária durante o mandato.

Em sua mensagem de veto, o presidente alegou que a proposta contrariava o interesse público, já que inauguraria um novo formato de atuação partidária análogo ao das coligações partidárias. O chefe do Executivo argumentou que em 2017, já foi aprovada uma mudança na Constituição vedando as coligações partidárias nas eleições proporcionais.

*** Com informações da Agência Senado.

Nos siga no Google Notícias