ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Política

Senador busca solução para telefonia celular no Pantanal

Redação | 17/08/2008 17:41

Em reunião neste final de semana, em Campo Grande, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS) discutiu alternativas para implantação do sinal de telefonia celular na região do Pantanal. Durante conversa com a direção regional da empresa Brasil Telecom e membros da diretoria do Sindicato Rural de Corumbá foram anunciadas ações para a melhoria da situação de quem vive ou tem negócios nas regiões mais distantes do Pantanal sul-mato-grossense.

O encontro havia sido solicitado ao parlamentar pela diretoria do sindicato, após reunião realizada na última terça-feira (12), em Corumbá. A ausência do sinal de celular na região, segundo o líder sindical Pedro Lacerda, já contribuiu até para a morte de pessoas que precisavam de atendimento médico com urgência e a comunicação não pôde ser feita a tempo, sendo que apenas o rádio amador funciona no local.

A Brasil Telecom anunciou que estão sendo instalados equipamentos no Morro do Paxixi, em Aquidauana, dotados de tecnologia capaz de ampliar o alcance do sinal retransmitido pelas antenas que cobrem o Pantanal. Ainda em fase de testes, os aparelhos podem dobrar a abrangência do sinal, dos 35 atuais para 70 quilômetros. Desta maneira, a empresa acredita que possa ser resolvido o problema em quase todo o Pantanal.

O parlamentar afirmou que também vai marcar audiência com o ministro das Comunicações, Hélio Costa, para pedir que o governo desenvolva um projeto para oferecer atendimento pleno de telefonia à região, usando recursos do FUST (Fundo de Universalização do Sistema de Telecomunicações).

Além disso, Delcídio pretende atuar junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que seja mantida a propagação do sinal analógico de telefonia celular no Pantanal, até que seja definitivo o sistema digital em teste pela Brasil Telecom.

Nos siga no Google Notícias