ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Política

Senador de Mato Grosso do Sul pede que Brasil se afaste do Mercosul

Agência Senado | 24/08/2013 14:53
 Figueiró defende negociação com cada país em separado (Foto: José Cruz)
Figueiró defende negociação com cada país em separado (Foto: José Cruz)

O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) recomendou ontem que o Brasil se afaste do Mercosul e comece a negociar diretamente com cada país da América Latina ou mesmo com os da Europa, como já anunciado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ao usar a expressão “delenda Mercosul” – para observar que medidas drásticas devem ser realizadas o mais rápido possível – Ruben Figueiró informou que o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, também manifestou, em seu discurso de posse, desinteresse em retornar ao Mersocul. O Paraguai foi suspenso do bloco após o impeachment do então presidente Fernando Lugo, por considerar que aquele país contrariou os preceitos da democracia.

– E eu concordo com ele. Entendo que o Brasil também deveria seguir este caminho: o de negociar separadamente com cada vizinho, disse o senador.

Atualmente, observou Figueiró, é mais fácil manter relações comerciais com todo o mundo sem a necessidade de pertencer a algum bloco econômico. O parlamentar disse que a ideia de criação do bloco do extremo Sul para intercâmbio comercial foi interessante mas, segundo ele, as relações estão deterioradas, atualmente, e o sistema econômico do Mercosul não é mais favorável ao Brasil.

O senador disse concordar com a afirmação do diretor do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Roberto Giannetti da Fonseca, de que o Mercosul está estagnado, o que impede negociações com maior velocidade. Giannetti, informou o senador Figueiró, participou de audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), no dia 20, e criticou a falta de estabilidade das regras do Bloco.

– Tenho a dizer que os entraves que essa aliança já criou ao Brasil, inclusive pelos embaraços impostos às relações ou alianças com outros blocos comerciais, indicam que a boa ideia é se afastar do Mercosul enquanto há tempo – advertiu Ruben Figueiró.

Nos siga no Google Notícias