ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Política

Senador Moka defende derrubada dos vetos de Dilma no Ato Médico

Nyelder Rodrigues | 11/07/2013 21:20
Senador sul-mato-grossense foi um dos que se posicionou contra os vetos (Foto: Arquivo)
Senador sul-mato-grossense foi um dos que se posicionou contra os vetos (Foto: Arquivo)

Após a sanção, com vetos, da lei que regulamenta o exercício da medicina, chamado de Ato Médico, senadores já se mobilizam para derrubar os vetos presidenciais de Dilma Roussef.

Entre estes senadores está o sul-mato-grossense Waldemir Moka (PMDB), que é formado em medicina. Os vetos desagradaram a categoria, e também um grupo de senadores, composto por médicos e não médicos.

Moka afirmou ter ficado indignado com a decisão da presidente Dilma, apontando que haverá uma reação. Já o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que também é médico por formação, lembrou que houve consenso para aprovação do projeto no Senado, e ainda assim pontos foram vetados.

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), uma das relatoras da matéria no Senado, lamentou os vetos presidenciais, que, segundo ela, mutilam inteiramente o projeto. Ela disse que o projeto foi acompanhado pelos ex-ministros da Saúde, José Gomes Temporão e Humberto Costa, atual senador.

Lúcia Vânia frisou, porém, que não obteve resposta do atual titular da pasta, Alexandre Padilha, a quem procurou para saber se o projeto influiria no SUS.

Dilma vetou dispositivos que estabeleciam como atividades privativas do médico a formulação de diagnóstico de doenças e a respectiva prescrição terapêutica, além da indicação do uso de órteses e próteses (exceto as próteses temporárias) e a prescrição de órteses e próteses oftalmológicas.

Na justificativa dos vetos, Dilma explica que o texto original inviabilizaria a manutenção de ações preconizadas em protocolos e diretrizes estabelecidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ela também observa que os dispositivos impossibilitariam a atuação de outros profissionais que usualmente já prescrevem, confeccionam e acompanham o uso de órteses e próteses que, por suas especificidades, não requerem indicação médica.

(Com informações da Agência Senado)

Nos siga no Google Notícias