ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Senador Romeu Tuma morre de hemorragia após cirurgia

Redação | 26/10/2010 12:00

O senador Romeu Tuma (PTB-SP) faleceu há pouco, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, decorrente de uma hemorragia. O corpo será velado na Assembléia Legislativa de São Paulo, conforme informações da assessoria do parlamentar.

O senador foi submetido, no último dia 2, a uma cirurgia cardíaca, para colocação de um dispositivo de assistência ventricular que auxilia o coração, chamado Berlin Heart. Desde então, seguia internado.

Tuma tinha 79 anos, era casado com Zilda Dirane, deixa quatro filhos e nove netos. Descendente de imigrantes libaneses, ingressou na carreira policial aos 20 anos de idade, dedicando-se posteriormente a esclarecer casos de seqüestros.

Depois de ocupar vários cargos de chefia na polícia Federal, venceu a disputa para o Senado, que assumiu em 1995, com mais de 5,5 milhões de votos.

Em 2002, reelegeu-se pelo PTB, com 7.278.185 votos, para o mandato até com fim em 2011. Em 2003, foi eleito 1° secretário da Mesa Diretora do Senado, o quarto cargo em importância na hierarquia parlamentar.

No Senado, foi Corregedor - cargo até hoje somente exercido por ele - e focou sua atuação em questões ligadas à segurança pública.

Nos siga no Google Notícias