ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Senadores de MS divergem sobre inclusão de prefeitos e governadores em CPI

Os três parlamentares da bancada do MS se pronunciaram publicamente sobre o assunto

Gabriela Couto e Tainá Jara | 12/04/2021 15:56
Senadoras Simone Tebet e Soraya Thronicke têm opiniões diferentes sobre o tema (Foto: Divulgação/Senado Federal)
Senadoras Simone Tebet e Soraya Thronicke têm opiniões diferentes sobre o tema (Foto: Divulgação/Senado Federal)

A senadora Soraya Thronicke (PSL) é uma dos 33 senadores que assinaram pela ampliação do escopo de atuação da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid-19, que será instalada no Senado com a inclusão de prefeitos e governadores entre os alvos da investigação. A proposta é do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e precisava apenas de 30 assinaturas.

O objetivo é apurar também se aconteceram desvios de recursos e outros erros no combate à pandemia nas esferas estadual e municipal.  Thronicke defender que prefeitos e governadores são os ordenadores das despesas na ponta.

“Acredito que a pandemia já foi muito usada para politicagem e não devemos deixar que a CPI siga por este caminho. Então havendo fato determinado para apuração, que seja instalada a CPI e investigada a atuação de todos em nível federal, estadual e municipal. Se é para investigar, por que poupar quem é o responsável direto pela aplicação dos recursos enviados?”, questiona.

A senadora Simone Tebet (MDB) questiona sobre a viabilidade de investigar prefeitos e governadores, já que as CPIs do Congresso Nacional são válidas para autoridades federais. Qualquer situação, em sentido contrário,  infringiria a autonomia dos entes federados e do pacto federativo.

"Eu não consigo enxergar como uma CPI, que pelo fato determinado, se estenda para todos os estados e municípios brasileiros. Nem em cinco anos a gente conseguiria resolver todas essas questões", ressaltou.

Conforme a senadora, se no meio do processo houver indício de responsabilidade de governadores e prefeito, o relatório da CPI faz as considerações, a serem encaminhas ao Ministério Público e respectiva assembleias e câmaras de vereadores para que seja aberto processos de investigação dentro das esferas de competência.

"Então, é possível a ampliação inicial para o Estado para o caso específico de Manaus. Se dali, tiver que fazer alguma investigação em relação a estados e municípios se faz e se encaminha aos fóruns competentes", explicou.

Já o senador Nelsinho Trad (PSD) afirmou que a mobilização dos senadores é legítima. “Se isso vai concretizar ou não só saberemos ao final da movimentação. Pelo que tenho ouvido aqui vai ampliar para chegar as investigações a prefeitos e governadores. É o que eu estou sentindo aqui junto aos senadores.”

A abertura da CPI da Covid-19 foi determinada na semana passada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, mas a decisão será ainda submetida ao plenário da Corte. O presidente do STF, Luiz Fux, incluiu o assunto como o primeiro item da pauta da sessão da próxima quarta-feira (14)

Nos siga no Google Notícias