ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Servidores estaduais já podem agendar data para fazer o censo

Paulo Yafusso | 09/04/2016 17:14
Jorge Martins, presidente da Ageprev: quem não participar do censo terá os benefícios bloqueados (Foto: Arquivo)
Jorge Martins, presidente da Ageprev: quem não participar do censo terá os benefícios bloqueados (Foto: Arquivo)

Os servidores públicos estaduais ativos e inativos vinculados a previdencia estadual, a MS-Prev, já podem agendar a data para participar do censo obrigatório, que começa no próximo dia 18 para os que atuam em Campo Grande. Quem não atualizar o seu cadastro na Ageprev (Agência de Previdência Social de Mato Grosso do Sul) terá o benefício bloqueado assim que for concluído o censo, no final de julho deste ano. O sistema de agendamento online começou a funcionar no último dia 5.

O presidente da Ageprev, Jorge Martins, alerta que o censo é obrigatório e presencial e atinge todos os estados e municípios que possuem regime previdenciário próprio. O Ministério da Previdência determina que essa atualização seja feita a cada 5 anos. Em Mato Grosso do Sul o último censo foi em 2009. Cerca de 66 mil servidores devem fazer o recenseamento.

Todos os servidores civis e militares da ativa ou inativo, aposentados e pensionistas terão que participar do censo. Ficam excluídos dessa obrigatoriedade os servidores exclusivamente comissionados (que não fazem parte do quadro efetivo), os que são regidos pela CLT, os temporários, estagiários e bolsistas. Em Campo Grande o censo começa dia 18 e vai até 3 de julho. Nos demais municípios, de 13 de junho a 29 de julho. Como o censo é presencial, não é possível passar procuração para outra pessoa procurar a Ageprev para atualizar o cadastro.

Martins afirmou que não é obrigatório o agendamento, mas ele agiliza o procedimento. “Pode ocorrer do servidor procurar um dos 26 locais de funcionamento da Ageprev e chegar lá ter mil pessoas para serem atendidas”, explicou. Com o agendamento, ele já tem a garantia que será atendido. Para isso, ele só precisa acessar o endereço eletrônico www.censo.ms.gov.br e lá, além do agendamento, ele esclarece todas as dúvidas sobre o assunto.

Segundo ele, a Ageprev já vem realizando também uma atualização no cadastro e no ano passado foi detectada várias situações que precisam ser resolvidas e até algumas irregularidades, como a de um servidor que morreu em 2005 mas que até o ano passado alguém estava sacando o benefício. Jorge Martins disse que em todos os casos de irregularidade, o benefício é bloqueado logo que for detectado.

Na previdência estadual existem cadastrados 21.066 servidores aposentados e 4.081 pensionistas. Com o pagamento dos benefícios, o gasto chega a R$ 149 milhões e para cobrir o deficit o governo e os outros poderes arcam mensalmente com R$ 80 milhões.

Nos siga no Google Notícias