ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Política

TCU cobra do governo medidas para evitar concessão irregular para a agricultura familiar

Edmir Conceição | 13/08/2011 20:01

O Pronaf faz parte do Sistema Nacional de Crédito Rural e oferece incentivos subsidiados pelo governo à introdução de métodos racionais de produção.

Monitoramento feito pelo Tribunal de Contas da União (TCU) constatou que o Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf) não dispoõe de mecanismos que possam barrar a concessão irregular de crédito. O Pronaf faz parte do Sistema Nacional de Crédito Rural e oferece incentivos subsidiados pelo governo à introdução de métodos racionais de produção.

Para ter acesso ao benefício, o interessado deve possuir uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Para obter o documento, é necessário apresentar dados socioeconômicos que enquadrem o beneficiado no programa. Entretanto, o sistema de coleta de dados é baseado nas informações oferecidas sem checagem do que é declarado.

Para o TCU, a facilidade para ocorrência de irregularidades é produto da baixa fiscalização do Banco Central do Brasil (BC) e das limitações para desclassificação de financiamentos irregulares do Registro Comum de Operações Rurais (Recor). O BC informou que há um projeto em andamento para solucionar os problemas do Recor.

Segundo o ministro-substituto André Luís de Carvalho, “é necessária ação coordenada entre diferentes órgãos e entidades integrantes da estrutura de concessão de benefícios”.

O Tribunal determinou à Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) que estabeleça, em 90 dias, uma rotina de trabalho para verificar a veracidade das informações analisadas para concessão de DAPs, encaminhe à instituição financeira e ao Banco Central a relação de DAPs não validadas e anule uma das 3.439 DAPs dos titulares com mais de um Documento de Aptidão. O acórdão definiu também que o Ministério do Desenvolvimento Agrário envie ao TCU, em até 90 dias, um plano de ação que permita atestar as exigências para inclusão no Pronaf.

Apesar das falhas, o TCU identificou avanços no programa, como implantação de cálculos automatizados para emissão das DAPs, o que permite o correto enquadramento do requerente do crédito e a extinção de DAPs em papel.

Nos siga no Google Notícias