ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Texto do Plano Diretor tem 41 emendas com veto total ou parcial

Prefeito e vereadores se reuniram na tarde desta terça-feira na Câmara Municipal

Gabriel Neris e Mayara Bueno | 04/12/2018 15:40
Prefeito Marquinhos Trad mostra emendas apresentadas pelos vereadores (Foto: Kísie Ainoã)
Prefeito Marquinhos Trad mostra emendas apresentadas pelos vereadores (Foto: Kísie Ainoã)

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), vetou 41 das 156 emendas dos vereadores no Plano Diretor. Destas, 34 foram vetadas completamente e 7 vetadas. O chefe do Executivo se reuniu com os vereadores na Câmara Municipal no início da tarde desta quinta-feira (4).

Marquinhos explicou que o texto sancionado é o original e “de fato houve erro no texto enviado para análise”. A reunião do prefeito com os vereadores durou cerca de uma hora e meia.

O presidente da Câmara, vereador João Rocha (PSDB), disse que as emendas foram encaminhadas para análise do corpo de apoio técnico da casa e que tem 30 dias de prazo. O objetivo é que o projeto seja concluído ainda este ano. A última sessão está prevista para 20 de dezembro.

Rocha afirmou que a LOA (Lei Orçamentária Anual) para o exercício de 2019 depende ainda de alguns itens do Plano Diretor, por isso a Casa de Leis tem pressa para que as votações das emendas ocorram rapidamente.

Entre as emendas que foram debatidas entre Executivo e Legislativo estava a instalação de lixeira subterrânea, previsão que será vetada, pois, no texto, não há fonte de recursos e também por não ser matéria referente ao plano.

Reportagem do Campo Grande News publicada na segunda-feira apontou que houve mudanças no texto que não estavam previstas em emendas, o que é regra quando o Legislativo quer alterar ou acrescentar itens aos artigos previstos em proposta de lei.

Um exemplo é o artigo de número 24, que cita os bairros Caiobá, Chácara dos Poderes, Lajeado, Los Angeles, Mata do Segredo, Nova Campo Grande, Núcleo Industrial, São Conrado e Tarumã. Nestes locais, a “urbanização deve ocorrer de forma lenta e restritiva quanto ao uso e à ocupação do solo, em função das características e ambientais”. As informações constam no texto enviado pelo município para a Câmara.

Porém na proposta que foi votada pelos vereadores e enviada para análise do prefeito há novidades. No mesmo trecho há bairros não listados no texto enviado. José Abrão, Centenário, Popular e Seminário estão entre eles. O presidente da Câmara, João Rocha, classificou a situação como “erros técnicos” e que já foram corrigidos.

Nos siga no Google Notícias