Carnaval com alerta: tempestade pode atingir MS na quinta e na sexta
68 municípios de Mato Grosso do Sul aparecem no primeiro aviso de chuvas intensas
Quem planeja cair na folia em Mato Grosso do Sul pode precisar incluir capa de chuva no figurino. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu aviso de chuvas intensas com grau de severidade classificado como perigo potencial para praticamente todo o Estado entre 0h01 de quinta feira e 23h59 de sexta feira.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Inmet emitiu alerta de chuvas intensas para Mato Grosso do Sul durante o Carnaval. O aviso, válido entre quinta e sexta-feira, prevê precipitações de até 30 milímetros por hora, com ventos de até 60 quilômetros por hora, podendo causar quedas de energia e alagamentos. Na região sul do estado, principalmente na fronteira com o Paraguai, há risco de tempestade com granizo. O alerta abrange 20 municípios, incluindo Amambai, Naviraí e Ponta Porã. As autoridades recomendam evitar áreas sob árvores e manter distância de torres de transmissão.
O alerta prevê chuva entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos intensos de 40 a 60 quilômetros por hora. O risco é considerado baixo, mas inclui possibilidade de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
- Leia Também
- Quarta-feira será de calor e com possibilidade de pancadas de chuva em MS
- Confira as interdições e rotas alternativas para os dias de folia na Capital
Na sexta feira, parte do sul do Estado entra também em aviso específico de tempestade, igualmente classificado como perigo potencial. Nesse caso, além da chuva e dos ventos, há previsão de queda de granizo. Municípios como Amambai, Naviraí, Ponta Porã e Mundo Novo estão na lista.
Ao todo, os 68 municípios de Mato Grosso do Sul aparecem no primeiro aviso de chuvas intensas. Já o alerta de tempestade atinge 20 cidades, principalmente na faixa de fronteira com o Paraguai.
Em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.


