ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Política

TRE tem 123 impugnações para julgar, três contra candidatos a prefeito

Justiça Eleitoral analisará pedidos contra Alex e Rosana, além da tentativa que juiz recuse registro da coligação de Marquinhos

Anahi Zurutuza | 23/08/2016 20:20
Alex do PT teve pedido de impugnação contra candidatura dele (Foto: Fernando Antunes)
Alex do PT teve pedido de impugnação contra candidatura dele (Foto: Fernando Antunes)
Rosana também terá registro analisado ainda (Foto: Alcides Neto)
Rosana também terá registro analisado ainda (Foto: Alcides Neto)
A coligação encabeçada por Marquinho Trad teve registro contestado (Foto: Alcides Neto)
A coligação encabeçada por Marquinho Trad teve registro contestado (Foto: Alcides Neto)

Até as 19h desta terça-feira (23), o último dia de prazo para os pedidos de impugnação de candidaturas, 123 ações foram impetradas contra candidatos de Campo Grande e aguardam julgamento da Justiça Eleitoral. Deste total, duas recaem sobre concorrentes à Prefeitura da Capital e uma sobre uma coligação.

Além das petições contra 120 que disputam as 29 vagas na Câmara Municipal, há tentativas de impedir que Alex do PT e Rosana (Psol) entrem no pleito pela Prefeitura da Capital. Um dos pedidos foi feito pelo MPE (Ministério Público Eleitoral) e o outro por um candidato adversário, segundo a assessoria de imprensa do TRE, que não detalhou o conteúdo das petições.

Está nas mãos do juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 53ª Zona Eleitoral, uma ação que tenta a rejeição da coligação “Sempre com a gente” encabeçada por Marquinhos Trad (PSD). O autor do pedido é um advogado.

Se o magistrado entender que houve irregularidade no registro da aliança feita entre o PSD, PEN, PHS, DEM, PT DO B, PMN, PTB e PPL, ainda de acordo com a assessoria do TRE, todos os candidatos – a prefeito e a vereador – podem ser impedidos de concorrer as eleições 2016.

Vereadores – Também foram pedidas as impugnações de candidaturas de ao menos dois vereadores que tentarão a reeleição – Ademar Vieira Junior, o Coringa (PSD), e Edson Shimabukuro (PTB).

Assim que notificados, os candidatos têm sete dias para apresentarem suas defesas e só então o juiz decidirá se mantém ou não os registros das candidaturas.

No Brasil, conforme as estatísticas on-line do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), 508 mil se colocaram como candidatos, mas só 7.711 candidaturas foram aprovadas até as 18h de hoje, sendo 7.120 para vereadores, 296 para prefeito e 295 para vice-prefeito.

Nos siga no Google Notícias