ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Três parlamentares de MS integram lista dos “cabeças” em “ascensão” no Congresso

Edivaldo Bitencourt e Vinícius Squinelo | 08/08/2013 21:00
Fábio Trad se destaca também por participação na reforma do Código Penal (foto: Arquivo)
Fábio Trad se destaca também por participação na reforma do Código Penal (foto: Arquivo)

Três parlamentares de Mato Grosso do Sul integram a 20ª edição da “Lista dos ‘Cabeças’ do Congresso Nacional e dos parlamentares em ‘ascensão’”, do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar). Os deputados federais Luiz Henrique Mandetta (DEM) e Fábio Trad (PMDB) e o senador Delcídio do Amaral (PT) compõe o seleto grupo dos 150 mais influentes do parlamento brasileiro.

De acordo com a entidade, entende-se por deputado ou senador em ascensão aquele que vem recebendo missões partidárias ou institucionais e se desincumbindo bem delas. Estão também nessa categoria os parlamentares que têm buscado abrir canais de interlocução, criando seus próprios espaços e se credenciando para o exercício de lideranças formais ou informais no âmbito do Parlamento.

Trad vem se destacando pela forte atuação parlamentar, em especial na Comissão de Reforma do Código Penal. O deputado também tem lutado contra as propostas que tentar retirar o poder de investigação. Ministério Público.

A emenda de lei que transforma em hediondo os crimes de corrupção ativa, passiva, peculato e concussão, tabém é de autoria do deputado federal Fábio Trad.

O outro deputado federal sul-mato-grossense na lista, Mandetta tem participação ativa principalmente na área da saúde.

Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 61 são deputados e 39 são senadores. Os dois partidos com maior número de parlamentares na elite são o PT, ao qual é filiada a presidente da República, e o PMDB, partido do vice-presidente da República e dos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

O terceiro em número de parlamentares, PSDB, é também o terceiro em influência, à frente do PDT, que é o quarto entre os “Cabeças” e o nono na bancada federal.

Nos siga no Google Notícias