A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

06/11/2012 16:19

TSE descarta relação entre abstenção e falta de recadastramento

Débora Zampier, da Agência Brasil

A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, evitou hoje (6) relacionar o aumento dos eleitores ausentes nas últimas eleições municipais com a falta de recadastramento na Justiça Eleitoral. De acordo com a ministra, qualquer comparação neste sentido é “prematura”.

Segundo dados divulgados pelo TSE, houve pico de abstenção de quase 20% no segundo turno das eleições. Nas capitais onde houve recadastramento para uso do sistema biométrico, como Curitiba, Maceió, Aracaju, Porto Velho e Goiânia, a taxa de ausência nas urnas foi de 11,98%, bem abaixo da média nacional.

"Acho que seria prematuro ter um dado [que faça paralelo entre o recadastramento e a queda de abstenção]. Agora, é preciso analisar porque em alguns estados o índice foi maior do que em outro”, disse a ministra.

Neste ano, o sistema de reconhecimento digital foi aplicado em 298 municípios de 24 estados, com a participação de 7,8 milhões de eleitores. A expectativa é que a biometria seja ampliada em 2014, mas o TSE ainda não estabeleceu metas, que dependerão do retorno de presidentes das cortes eleitorais sobre cidades que podem passar pelo recadastramento. As informações são esperadas para daqui a 15 dias.

Cármen Lúcia acredita que alguns dos fatores que podem ter colaborado para o aumento de ausências no segundo turno foi o início do horário de verão e as diferenças de fusos horários, além da comemoração do Dia do Servidor em alguns estados, o que levou muitos eleitores a viajar.

Deputados estaduais aprovam “pacotão” com 35 projetos nesta quinta-feira
A Assembleia Legislativa deu início nesta quinta-feira (14) a aprovação do “pacotão” de projetos do governo estadual, encaminhado nesta semana, para ...
Acordo na Assembleia inclui na pauta prorrogação do Refis estadual
Um acordo de lideranças na Assembleia Legislativa elevou de 27 para 35 o número de projetos a serem votados nesta quinta-feira (14). A relação de mat...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions