ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Valter Pereira está na lista dos que mais faltam sessões

Redação | 02/09/2010 11:28

O senador Valter Pereira (PMDB) aparece na lista dos que mais faltaram sem justificativa neste primeiro semestre, conforme levantamento feito pelo "Congresso em Foco".

Valter figura no oitavo lugar da lista dos 10 mais faltosos, empatado com os senadores Marina Silva (PV), candidata a presidente da República, Efraim Moraes (DEM-PA), Acir Gurgacz (PDT-RO). Eles deixaram de comparecer em sete sessões deliberativas nos últimos seis meses.

O senador Gim Argello, do PTB do Distrito Federal, é o campeão dos faltosos no semestre, tendo deixado de comparecer 14 vezes sem justificativa.

Foram consultadas todas as listas de presença em sessões deliberativas disponibilizadas nos Diários do Senado, de 3 de fevereiro a 8 de julho (última sessão deliberativa antes do recesso parlamentar).

Também foram analisados todos os requerimentos de licença encaminhados pelos senadores e aprovados pelo Plenário do Senado, com publicação a cargo da Secretaria Geral da Mesa. Os números foram confrontados de maneira que as faltas justificadas fossem abonadas, revelando a quantidade de ausências sem explicação.

Pelas regras da Casa, os senadores têm direito a justificar suas faltas por meio de licenças, como prevê o regimento interno (artigos 13, 39 e 40). Basta o encaminhamento de um ofício.

São três tipos: licença por atividade parlamentar ou missão política, licença por motivos de saúde e licença para tratar de interesse particular.

Dessas, apenas a licença por interesse particular significa desconto na folha de pagamento do senador (o chamado ônus remuneratório). Nas demais, mesmo ausente, o parlamentar continua recebendo seus vencimentos.

Valter disse que as faltas são uma questão "meramente burocrática", já que algumas delas ainda não foram justificadas.

"Agora mesmo estou em Recife, a trabalho, e não estou lá em Brasília, enquanto eu não fizer a comunicação vou ter falta, assim que eu comunicar ela fica suprida, então é uma questão meramente burocrática.

Nos siga no Google Notícias