ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

Vereadores aprovam trabalho online, mas só com justificativa, após emenda do PT

Projeto inicial previa participação online facultativa, mas bancada do PT incluiu obrigação de justificativa

Caroline Maldonado | 24/08/2021 12:42
Vereadores durante sessão ordinária hoje. (Foto: Reprodução/Youtube)
Vereadores durante sessão ordinária hoje. (Foto: Reprodução/Youtube)

Foi aprovado com 22 votos favoráveis e apenas um contrário, o projeto de treze vereadores da Capital, que muda as regras para que possam ter a opção de trabalhar de forma remota durante sessões e reuniões, caso apresentem justificativa plausível.

A princípio, o projeto previa apenas que ficaria facultada a participação nas modalidades presencial ou online, mas antes da votação de hoje (24), dois parlamentares apresentaram emenda ao texto para que a participação remota seja somente com justificativa e aprovação da mesa diretora.

A emenda é dos vereadores Camila Jara e Ayrton Araújo, que compõem a bancada do PT (Partido dos Trabalhadores). Depois de acrescentar essa emenda, os parlamentares votaram e apenas o vereador Loester Nunes (PSDB) foi contra a opção de participação online.

“Nós trabalhamos online durante a pandemia, teve outro momento em que trabalhamos presencial obedecendo o protocolo de segurança e pode ter certeza que cada vereador eleito pelo voto democrático, está disposto a trabalhar”, comentou Araújo.

Além de Araújo, o presidente da mesa, Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, e João Rocha (PSDB) fizeram questão de comentar o projeto para ficar claro à população que o texto, da forma como foi votado, prevê participação online somente com justificativa relevante.

“Só vai participar online com ausência justificada por doença ou uma viagem. Não quer dizer que vai ser rotineiro, mas se precisar, por isso tem essa emenda, para ter essa possibilidade e não igual comentaram, que mesmo sem pandemia, os vereadores queriam trabalhar híbrido”, esclareceu Carlão.

Rocha lembrou que o momento é de evolução tecnológica. “Qualquer cidadão pode ter suas intercorrências por questão de saúde, necessidade de viagem de última hora, e mesmo assim, poder cumprir com as obrigações. Isso fortalece ainda mais a nossa responsabilidade, claro, tendo o aval da mesa por algo que tenha sentido”, comentou Rocha.

A ideia inicial de permitir a participação online é dos vereadores André Soares (Rede), Ayrton Araújo (PT), Carlos Augusto Borges (PSB), William Maksoud (PTB), Victor Rocha (PP), Marcos Tabosa (PDT), Silvio Eduardo Alves Pena (DEM), conhecido como Silvio Pitu, Tiago Vargas (PSD), Jamal Salem (MDB), Clodoilson Pires (Podemos), Ademir Santana (PSDB), Roberto Avelar (PSD) e Alírio Villasanti, mais chamado de Coronel Alírio.

Nos siga no Google Notícias