ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Vereadores atribuem “pressão” da cultura a palanque político

Kleber Clajus | 09/03/2015 14:11
Movimento de cultura ocupou na semana passada Fundac para cobrar repasse de fundos (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)
Movimento de cultura ocupou na semana passada Fundac para cobrar repasse de fundos (Foto: Marcos Ermínio / Arquivo)

Vereadores dizem que o protesto por dinheiro para projetos culturais tem sido utilizados como “palanque político” e “trampolim” e acusam a colega Luiza Ribeiro por "fomentar" dificuldades para um entendimento. Eles lembram que a Prefeitura tem buscado o diálogo com a classe.

Airton Saraiva (DEM) entende que as ações de artistas e produtores culturais, como a ocupação da Fundac (Fundação Municipal de Cultura) na semana passada, tem sido fortemente influenciada pela oposição. “Existe braço político no movimento e estão fazendo carnaval, capitaneados por Luiza Ribeiro". 

Conforme Paulo Siufi (PMDB), o momento não pode ser de “palanque político”. Ele relembra o fato da prefeitura ter confirmado em balanço investimento de 1,03% da receita líquida em cultura, como prevê lei aprovada em 2013, mesmo diante de dificuldades financeiras.

Alceu Bueno (PSL) também criticou a oposição por querer “usar a cultura como trampolim político e meia dúzia como massa de manobra”.

Luiza Ribeiro (PPS) rebateu as críticas apontando que a demanda cultural não tem sido acolhida e que os editais públicos precisam ser cumpridos. 

O prefeito da cidade, Gilmar Olarte, recebe, agora à tarde, comissão dos manifestantes para fechar um entendimento. O prefeito vai oferecer o repasse, em cinco parcelas, de R$ 1 milhão para atender projetos do setor.

Nos siga no Google Notícias