ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Vereadores cobram Maria da Penha nas escolas após agressão à empresária

Lei aprovada pelo Executivo ainda não está em prática, mas garante o ensino de noções básicas da legislação que protege as mulheres vítimas de violência

Danielle Valentim | 19/02/2019 14:07
Como forma de prevenção desde a infância, Valdir Gomes lembrou da lei aprovada em 2018, que garante ensino da legislação nas escolas. (Foto: Assessoria/Divulgação)
Como forma de prevenção desde a infância, Valdir Gomes lembrou da lei aprovada em 2018, que garante ensino da legislação nas escolas. (Foto: Assessoria/Divulgação)

O vereador Roberto Santana, o Betinho (PRB) usou a tribuna para cobrar políticas públicas em defesa das mulheres. Ele citou o caso da empresária Elaine Caparroz, de 55 anos, espancada pelo bacharel em direito Vinícius Batista Serra, de 27 anos, no Rio de Janeiro. Antes do encontro, a vítima conversou com o agressor por oito meses pela internet.

Betinho frisou que notícias ruins são veículadas, diariamente, mas as coisas que mais assustam neste caso são a crueldade e premeditação do crime. “Vejo ausência de Deus, porque uma pessoa em Deus não vai fazer isso. Como o próprio irmão dela disse, ela morreu por Deus e agora lidam com a situação sem saber quais sequelas podem ficar, tanto físicas como psicológicas. Ele premeditou”, disse.

O vereador Wellington de Oliveira (PSDB) lembrou que de janeiro até agora, Mato Grosso do Sul soma três feminicídios e que o único caminho é a prevenção.

“Não consigo ver política pública com efeito de combater o que já aconteceu. Oque a gente percebe é que muito pouco pode ser feito para que o indivíduo mude, é preciso combater a cultura do machismo. Não é possível que em pleno século 21 ainda exista. Precisa ter muito mais cautela e o caminho é a prevenção”, disse.

Já o vereador Valdir Gomes (PP) aproveitou o tema para cobrar que a lei que garante o ensino de noções básicas sobre a Lei Maria da Penha nas escolas municipais - aprovada e sancionada pelo Executivo - saia do papel.

Como funcionará – A lei Maria da Penha, lei federal que protege mulheres vítimas de violência, será parte do currículo das escolas da Capital. Conforme a lei aprovada pela Prefeitura, o conteúdo será repassado de forma transversal ou extracurricular.

A execução do projeto de lei será de responsabilidade da Semed (Secretaria Municipal de Educação) e entidades governamentais e não governamentais estão autorizadas a participar do ensino, desde que sejam ligadas às temáticas de luta pelos direitos das mulheres e contra a violência de gênero.

A lei tem como objetivos contribuir para o conhecimento da lei, impulsionar a reflexão crítica, entre estudantes, professores e comunidade escolar, sobre a violência contra a mulher e abordar a necessidade do registro, nos órgãos competentes, das denúncias dos casos de violência contra a mulher.

A lei municipal ainda busca promover a igualdade de gênero, ao prevenir as práticas de violência contra a mulher. No dia 8 de março, dia internacional da mulher, a lei prevê uma programação ampliada para abordar a lei Maria da Penha.

Violência contra a mulher – Mato Grosso do Sul é um dos Estados que mais registram casos de violência contra a mulher. O Estado é segundo com maior incidência de processos de violência doméstica contra a mulher. Os dados foram divulgados pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no relatório “o poder judiciário na aplicação da lei maria da penha”.

Nos siga no Google Notícias