A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/02/2013 18:36

Vereadores criticam ação contra servidor; um pede que Bernal renuncie

Josemil Rocha
Vereador Eduardo RomeroVereador Eduardo Romero

Há um clima de grande preocupação entre os vereadores de Campo Grande com as recentes decisões do prefeito Alcides Bernal sobre os servidores municipais, inclusive tendo deixado de pagar dois mil funcionários terceirizados de Centros de Educação Infantil (Ceinfs) e mil aprendizes mirins. Bernal pagou ontem apenas os servidores efetivos e comissionados e a si próprio, com reajuste que elevou o seu subsídio para R$ 20 mil por mês. Já há até vereador defendendo que Bernal renuncie ao cargo.

O vereador Eduardo Romero (PT do B) credita essa situação de atraso de pagamentos e supressão de gratificações à falta de planejamento da atual administração municipal. “Isso não é normal, apesar de ser início de gestão do prefeito. Falta planejamento, avaliar melhores formas de atuação, porque não é plausível que famílias de funcionários que prestam serviço à comunidade ficarem sem renda”, disse ele.

Para Romero, a situação é muito delicada. “Primeiro veio a mudança na data de pagamento, que embora legal, até 5º dia útil, atrapalha a programação das finanças das famílias dos funcionários que estavam acostumadas a receber antecipadamente há 15 anos, e isso gera também transtornos para economia da cidade”, lembrou o vereador do PT do B. “E corte de salários dos servidores é desrespeito, pois trabalham com dedicação exclusiva aos município e não têm como complementar a renda”, observou.

Eduardo Romero considera que Bernal já folhou na transição de governo, quando deveria ter levantado toda a situação e planejado as ações. Indagado se o fato de ter tido dificuldades de acesso a documentos por parte da gestão anterior, de Nelsinho Trad, Romero respondeu: “Não justifica o que está acontecendo. Não foi feito em tempo hábil a montagem da equipe de transição, demorou muito. Assim como está demorando agora na composição da equipe de governo, ainda não tendo nome definitivo para a chefia de gabinete, a Agência de Regulação e a Procuradoria Jurídica, que até ontem não tinha titular definido”. “É como empresário resolver abrir loja, mas não tem funcionário nem produto para oferecer. No caso da prefeitura é ruim para a cidade, que é Capital, tem mais de 800 mil habitantes”, acrescentou Romero, afirmando ainda que Bernal está descumprindo a promessa eleitoral de valorizar os servidores públicos.

Eliseu Dionízio (PSL) achou “absurdo” a situação de os três mil funcionários ainda não terem recebido os salários por decisão do prefeito Alcides Bernal. “Na campanha o prefeito divulgou bastante que as pessoas estariam em primeiro lugar, que faria um trabalho voltado para a população, mas isso não está acontecendo”, criticou. “Falei no bairro Los Angeles com uma mãe que é servidora e a situação é dramática: as filhas não receberam kit escolar e ela não pode comprar caderno para o filho porque não recebeu o salário”, observou ele.

Na opinião de Eliseu, Campo Grande não pode continuar “sofrendo com a incompetência do Bernal”. Considera inaceitável que já no segundo mês de administração o novo prefeito continue privilegiando ataques à gestão anterior. “Se acha tão difícil administrar Campo Grande, deixe o cargo, peça pra sair”, sugeriu.

Questionado se Bernal realmente não estaria “amarrado” pela Câmara e pelas decisões da administração do prefeito Nelsinho Trad, Eliseu declarou: “Tem de acabar com discurso eleitoreiro. O problema é que ele está sendo intransigente e soberbo. Se for de benefício da população, nós vamos aprovar”.

Paulo Pedra (PDT) entende que ainda é cedo para fazer julgamento sobre esse atraso salarial ou sobre qualquer outro tema referente à atual administração municipal. “Não estou achando nada. Tenho que conversar com o prefeito, ver o que está acontecendo”, disse ele. Como Bernal acabou de fechar o primeiro mês de governo, Pedra prefere esperar um pouco mais para falar sobre a administração. “Tem de dar um tempo para o prefeito poder ter conhecimento da situação”, ponderou . “Com a experiência que eu tenho, quero fazer avaliação; estou mais ouvindo, do que falando”, acrescentou.

O líder do prefeito na Câmara, vereador Marcos Alex (PT), declarou que as decisões da atual administração estão pautadas pela legalidade. Indagado sobre o não-pagamento dos funcionários de Ceinfs, Alex limitou-se a falar sobre a situação das merendeiras: “Tinha um concurso que foi feito e que não foi dada sequência, o que é questionável. Se tem concursado, tem que nomear”.

Deixou evidenciado que a prefeitura está “rompendo com a teceirização”. Questionado se não seria mais correto pagar quem já trabalhou e tem direito ao salário, como no caso dos funcionários dos Ceinfs, Marcos Alex respondeu: “Como vai ser pago o que está irregular. A primeira coisa era interromper”.

A respeito da supensão de gratificações pagas a servidores, Alex garantiu que o caso é de “flagrante ilegalidade”, visto que não nenhum tipo de ato oficial que desse sustentação legal ao benefícios pagos. “Isso foi feito quatro ou cinco meses antes das eleições”, lembrou o líder do prefeito. “É a mesma coisa de caderno de armazém: Vou te pagar 180 a mais este mês e pronto”, comparou.



Acredito que não é facil desmontar uma máquina que funcionava com outro partido que apertou os parafusos por 20 anos, não seria mesmo de um dia para o outro mudar todas as engrenagens e refazer o motor. Acredito que devemos sim dar um tempo ao nosso novo prefeito. Acredito também que devem ser cortadas imediatamente algumas pessoas que trabalham terceirizadas e que fizeram campanha contra o atual prefeito, seria "morar com o inimigo", porém acredito que no meio existam pessoas bastantes competentes cortadas, talvez injustamente. Pelo que vejo, o prefeito não deixou os servidores concursados sem salarios. Acho extremamente ruim prejudicar MIRINS, futuro do nosso estado por causas politicas dentro da instituição. Portanto Sr. prefeito o defendo e pedi votos para o Senhor, não desaponte-nos.
 
Claudiney Carvalho em 11/02/2013 21:01:56
Fora Bernal!!!!!!!! Impeachment!!!!!!!!
 
Patricia Lima Mira em 09/02/2013 13:21:09
QUAL SERÁ O PRÓXIMA PASSO DO NOSSO PREFEITO BERNAL PERALLTA COLLOR DE MELLO....RSSSSSSSSSSSSSSSSSSS A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR E O BERNALL PERALLTA COLLOR DE MELLO???RSSSSSSSSSSSSS CAÇANDO MOSQUITO DA DENGUE????
 
Eliane Barros em 09/02/2013 11:57:52
Nossa VEREADOR ALEX então os tercerizados trabalha é não vão receber...nada mais justo do que pagar pelo mês trabalhado é cancela o contrato, já que esta errado manda o povo logo embora mas paguem o que é de diretiro...isso é um absurdo...ai o Prefeito não sabe administrar uma cidade como Campo Grande quer fazer bonito mas só faz merda....bem mas o povo não queria mudança kkk ta ai mudança que tanto queria CAMPO GRANDE TA VIRANDO UM LIXO....Pede pra sair Bernal.
 
Ana Sales em 09/02/2013 10:50:28
É tudo é ilegal,só trabalhar e não receber que está dentro da legalidade né?Se não me engano a escravidão já acabou ou este retrocesso é a mudança prometida pela nova gestão durante a campanha?
 
Nathalia Souza em 09/02/2013 10:40:40
Em 30 dias de "desgoverno" o Bernal já provou aquilo que demonstrava durante a campanha, "é um despreparado" e não está transmitindo sinais de melhora.
Portanto, ele deveria reconhecer sua "incapacidade administrativa", e renunciar, antes que seja caçado pelo povo.
 
VALDIR VILLA NOVA em 09/02/2013 10:27:54
É UM PREFEITO SEM COMPETÊNCIA MESMO, ELE ACHA QUE ADMINISTRAR CAMPO GRANDE, É IGUAL IR NA RADIO FICAR FALANDO UM MONTE DE COISA PURITANA, SORTEAR BIBLIA, E ENGANAR A POPULAÇÃO IGUAL ELE FEZ, AI VEM ESSE OUTRO LIDER DO GOVERNO FALAR UM MONTE DE COISA SEM SENTIDO, E O BENEFICIO DOS FUNCIONARIOS QUE SE QUALIFICARAM NO PROGRAMA PROFUNCIONARIO, FORAM ESTUDAR E QUALIFICAR PARA AGORA VIR ESTE PREFEITO SEM NOÇÃO E CORTAR O BENEFICIO. ANTES DE SE CANDIDATAR ELE TINHA QUE SABER COMO É ADMINISTRAR UMA CIDADE, MAS ACHO QUE O POVO QUE O ELEGEU ESTA VENDO ISSO E ESPERO QUE LEMBRE NA PROXIMA ELEIÇÃO, QUE ELE NÃO SEJA ELEITO NUNCA MAIS NEM PARA PRESIDENTE DE BAIRRO, FALA PARA ELE DEVOLVER O SALARIO DELE, OU NÃO PAGAR O DELE, QUERO VER E OS TERCERIZADOS, FICAM SEM COMER, Impeachment NELE.
 
LUIS TOCANTINS em 09/02/2013 09:21:46
PENSO QUE O BERNAL DEVERIA SE DEMITIR DESTA FUNÇÃO DE PREFEITO ANTES QUE A POPULAÇÃO CAMPOGRANDENCE SE REVOLTE MAIS E FAÇA UM MOTIM , OU COISAS MAIS SÉRIA PODERÁ ACONTECER, TENHO ESTADO PREOCUPADO COM ESTA ATITUDES DO BERNAL , ELE ESTÁ UM TANDO FORA DOS CONTESTOS E ISTO PODERÁ ACARRETAR COISAS HORRÍVEIS PRA CIDADE, A POPULAÇÃO ANDA MUITO REVOLTADA.... PORQUE SERÁ QUE ELE PAGOU A SI MESMO E NÃO PENSOU NAS OUTRAS PESSOAS? É ASSIM QUE DOZ QUE GOVERNA PARA AS PESSOAS ?????
 
ELY MONTEIRO em 09/02/2013 06:29:17
Teria que renunciar esse prefeito, e todos esses veradores que vão receber um absurdo de salario para não fazerem nada. Quanto a esse prefeito, ele sera igualzinho todos os outro. mentiroso!! não vai ter capacidade de humanizar sua adiministração. Esse sistema politico tem que mudar. Um cidadão desse se elege falando em melhoria valorizar o funcionario público e depois não tem obrigação nenhuma de comprir. ELE FICA ESPERTO!! O POVO BRASILEIRO TEM PRECONCEITO CONTRA PROLETARIADO NO PODER. ELEGEU ELE PARA SAIR DE UMA SITUAÇÃO DE 20 ANOS. AI ELEGE ELE. PARECE QUE VAI SER PIOR QUE O EX. POR ISSO QUE SEMPRE O PODER ECONOMICO ESTA SEMPRE NO PODER
 
Roberto nunes em 09/02/2013 01:24:33
Vereador Alex seu comentário foi o mesmo que um tapa na cara dos SERVIDORES PUBLICOS MUNICIPAIS, afinal todos nós somos pessoas de bens, honrados, da forma como poe parece que a gratificação que recebemos durante 3 anos lesou o patrimonio publico municipal, já que você diz que não tem sustentaçao legal!!!! Acho que deveria procurar e ler onde fala sobre a gratificação que os servidores recebiam, desde quando, quais os cargos....VocÊ foi muito infeliz no seu comentário!!! Fica a dica: Estude, conheça o que sobre o que está falando, afinal entre os servidores que recebiam tem médicos, advogados, engenheiros.....
 
Eliane da Silva em 08/02/2013 22:16:32
Toda vez que vejo comentários sobre o nosso prefeito é como se voltasse ao passado com o inicio do nosso Ex presidente Collor de Mello....parece até a mesma trajetória, o mesmo discurso, agora é esperar alguns meses e ver o povo nas ruas pedindo para ele sair!!! Espero estar errada, afinal será duro para nossa cidade, mas nosso prefeito demonstra estar perdido e muito mal assessorado, pq ele não dá uma dentro, só pensa no mosquito da dengue.!!!!
 
Lia da Silva em 08/02/2013 22:11:31
esses vereadores novatos ai nem entendem o que está acontecendo e ja estão pré julgando o prefeito i eles o que estão fazendo nada pra melhorar a cidade até agora então fiquem veloz, pq os próximos a sumir da camara dos vereadores vão ser vcs, então parem de criticar e traballhem pra ajudar a cidade falei e ta falado kkkkkkkkkkkkkkk
 
alexsander dos santos em 08/02/2013 21:26:47
ALEX....NÃO É ATOA QUE O POVO NÃO QUIS VOCÊ COMO VEREADOR!!! TEM MAIS, PODE ESTAR CERTO, COM TEU SALÁRIO QUE COM CERTEZA JA SAIU, NINGUEM MEXE E SERÁ QUE VOCÊ TRABALHA MAIS DO QUE QUEM GANHA UM SALARIO MÍSERO?
 
JOELSON SANTOS em 08/02/2013 21:07:22
Eh plausivel se esse cara renunciasse, pq Deus me livre q administracao, isso nao eh administrar p/ o povo e mto menos para a cidade, cai fora eqto ha tempo. Mas o povo nao sabe o que quer, isso q da esses montes de eleitores sem cabeca. Agora estao sofrendo pacas e vai ser pior ainda, comecou mal, e nao tenta consertar entao vai piorar mesmo, e te outra naos saos os vereadores e a administracao anterior q estah atrapalhando nao, e falta de competencia isso sim.
 
saeko suzuki em 08/02/2013 20:35:08
Cada povo tem o governante que mereçe!
 
IGOR EUDOCIAK AMERICO em 08/02/2013 20:33:53
concordo plenamente . falta de Estudo da administração.
 
Luiz Cuca Beludo Silva em 08/02/2013 19:46:04
Num é atoa que nem eleito para vereador o Sr. Alex lider de prefeito consegui ser, tendo que ser suplente... Não sei quanto a vcs, mais de minha parte se vou dar alguma declaração na mídia, ou até mesmo numa conversa informal procuro saber totalmente ou parcialmente do assunto... Realmente como ele citou não há atoa oficial ou sustentação legal, foi uma gratificação dada pelo Sr. Nelson Trad Filho junto com um dos ex-secretario de Administração Jorge MArtins que em Maio/2008 logo que iniciou o prédio da CAC já havia prometido tal gratificação pra os atendentes da Central... Realmente envergonha esse ato do SR. Alex dizendo tal besteira pra tentar justicar o descaso para com os funcionários... Espero que o nosso prefeito tenha um bom censo de trocar esse líder por um com menos cara de pau.
 
Luiz Gustavo em 08/02/2013 19:33:25
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions