ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Vereadores decidem acionar MPE para investigar exoneração de diretores

Comissão afirma que houve motivação política nas demissões

Mayara Bueno e Antonio Marques | 23/02/2016 13:11
Câmara Municipal de Campo Grande, nesta terça-feira (23). (Foto: Antonio Marques)
Câmara Municipal de Campo Grande, nesta terça-feira (23). (Foto: Antonio Marques)

Os vereadores decidiram acionar o MPE-MS (Ministério Público Estadual), para que investigue a exoneração de 47 diretoras de Ceinfs (Centro de Educação Infantil), pelo prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Membros da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) sugerem motivação política e coação de Bernal na demissão dos funcionários.

De acordo com Otávio Trad (PT do B), membro da comissão, em reunião convocada especificamente para este fim, os parlamentares optaram por duas representações diferentes, que serão encaminhadas ao Ministério Público. Eles aguardam respaldo da procuradoria-jurídica da casa de leis para finalizar os pedidos de providências.

Os vereadores entendem que as exonerações causaram “instabilidade administrativa” e teriam cunho político. Eles ainda elecam outros fatores que subsidiam as representações, acrescenta o vereador.

Isto porque, eles citam a revogação de resolução que estabelecia critérios para a nomeação de diretoras. “Demonstra que não foi critério técnico, e sim político”, diz o vereador. No entendimento dos parlamentares, a revogação de exigências abre caminho para Bernal “nomear quem ele bem entender”.

A segunda representação, segundo o vereador, leva em consideração suposta reunião na terça-feira (16), na qual estava Bernal e aliados políticos dele. Os diretores teriam sido coagidos a se filiarem no partido em apoio ao prefeito. Os que não aceitaram teriam sido exonerados.

Por sua vez, Alcides Bernal afirma que as demissões foram necessárias para “oxigenar” e dar espaço para novas pessoas ocuparem a direção nas unidades.

Nos siga no Google Notícias