Vereadores decidem nesta quinta-feira futuro do ar-condicionado nos ônibus
Projeto depende de 15 votos para virar lei

A Câmara Municipal de Campo Grande vota nesta quinta-feira (04) o veto da prefeita Adriane Lopes (PP) ao projeto conhecido como “Ar no Busão”, que prevê a instalação de ar-condicionado nos novos veículos do transporte coletivo da cidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
De autoria do vereador Landmark Rios (PT), a proposta foi aprovada em 26 de junho com 21 votos favoráveis e quatro contrários. No entanto, foi vetada pelo Executivo sob a justificativa de vício de iniciativa e possível impacto financeiro no contrato com o Consórcio Guaicurus.
- Leia Também
- Juiz manda prefeitura reajustar tarifa técnica de ônibus para R$ 7,79 na Capital
- Vereadores analisam veto a projeto que exigia ar-condicionado em ônibus novos
Para que a medida seja transformada em lei, são necessários 15 votos favoráveis à derrubada do veto. Caso contrário, a proposta será arquivada.
Quem votou a favor e contra
Entre os vereadores que apoiaram a proposta estão: Ana Portela (PL), André Salineiro (PL), Beto Avelar (PP), Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), Clodoilson Pires (Podemos), Jamal Salem (MDB), Lívio Viana (União Brasil), Flávio Cabo Almi (PSDB), Herculano Borges (Republicanos), Jean Ferreira (PT), Junior Coringa (MDB), Landmark Rios (PT), Wilton Celeste, Leinha, (Avante), Luiza Ribeiro (PT), Maicon Nogueira (PP), Neto Santos (Republicanos), Riverton Francisco de Souza (PP), Rafael Tavares (PL), Ronilço Guerreiro (Podemos), Francisco Gonçalves de Carvalho, veterinário Francisco (União Brasil) e Wilson Lands (Avante).
Já os contrários foram Marquinhos Trad (PDT), Delei Pinheiro (PP) e Otávio Trad (PSD).
Histórico da discussão
A climatização da frota já foi defendida inclusive por representantes do Consórcio Guaicurus durante a CPI do Transporte Público. Segundo Themis de Oliveira e João Rezende, ex e atual diretores, a medida é possível e poderia ser cumprida mediante determinação do poder público.
O tema volta ao plenário com expectativa de debate, já que trata de um serviço que afeta diretamente o dia a dia dos passageiros do transporte coletivo.
"Essa votação é um divisor de águas. O trabalhador que pega ônibus todos os dias, debaixo do calor, merece mais dignidade. O Ar no Busão é uma medida justa, necessária e possível”, defende Landmark.