ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Vereadores fazem maratona para analisar 48 vetos do prefeito

Kleber Clajus | 02/03/2015 13:45
Consenso firmado hoje deve agilizar votação de vetos, que incluem 37 relativos a concessão de benefícios fiscais a empresas (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)
Consenso firmado hoje deve agilizar votação de vetos, que incluem 37 relativos a concessão de benefícios fiscais a empresas (Foto: Kleber Clajus / Arquivo)

A próxima sessão da Câmara Municipal de Campo Grande, na terça-feira (3), tem exigido dos vereadores “maratona” de análise de 48 vetos totais e parciais do prefeito Gilmar Olarte (PP). Uma das soluções adotadas foi estabelecer consenso entre base e oposição para pacificar e agilizar a votação.

O presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), pontuou que reunião prévia realizada hoje teve por objetivo contribuir para que cada parlamentar chegue com seu “juízo de valor formado e mais maduro para votar, diminuindo conflitos”. Isso porque, caso haja divergências, a pauta de votações pode ser trancada e impedir outras propostas de tramitar.

Na lista, 37 dos 48 vetos se incluem casos de concessão de benefícios fiscais a empresas no âmbito do Prodes (Programa de Desenvolvimento Econômico e Social).

Entre os vereadores, conforme Mario Cesar, se defende alteração na lei para que se permita que os terrenos doados pela Prefeitura sejam utilizados como garantia apenas quando o financiamento partir de bancos oficiais e de fomento. Os demais benefícios, como isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza), seriam mantidos.

Luiza Ribeiro (PPS), que teve projeto vetado para uso de nomes sociais por travestis e transexuais na prestação dos serviços municipais, ressaltou que a medida adotada na Câmara fortalece consensos ao equilibrar o debate político entre base e oposição.

“Não podemos fazer batalha política com projetos que visam garantir o direito das pessoas. Alguns serão mantidos e outros, certamente cairão. O resultado só no Plenário”, disse a vereadora de oposição.

Participaram do encontro de hoje, na Câmara Municipal, 21 dos 29 vereadores da Capital. As ausências, de acordo com o presidente, foram justificadas por compromissos externos e problemas de saúde.

Nos siga no Google Notícias