ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Vereadores indicam que podem aprovar orçamento ainda nesta semana

Priscilla Peres e Antonio Marques | 08/12/2015 11:19

Os vereadores de Campo Grande aprovam hoje PPA (Plano de PluriAnual) municipal, com a realização de uma sessão extraordinária após a ordinária. Com isso, na quinta-feira, 10, eles querem aprovar LOA (Lei Orçamentária Anual), seguindo a mesma sistemática da adotada hoje, com duas sessões no mesmo dia.

Geralmente os vereadores aprovam a LOA na última semana de trabalho, mas ao que parece, esse ano o processo está acelerado. "Hoje vamos aprovar o PPA, mais uma ferramenta para o prefeito poder trabalhar", disse o presidente da Câmara, João Rocha (PSDB).

O recesso da Câmara começa no próximo dia 22. Assim como hoje, na quinta-feira eles devem realizar uma sessão extraordinária, sem remuneração, após a ordinária. O projeto do orçamento recebeu 1.278 emendas, mas há uma polêmica, que é o índice de suplementação do orçamento que deve ser mantido em 5%. O prefeito Alcides Bernal (PP) pede que o índice volte aos 30%, que era o praticado até 2012.

João rocha disse que a tendencia é de manter os 5%, mas o plenário é soberano. A suplementação gira em torno de R$ 175 milhões, do orçamento em R$ 3,5 bilhões. Isso significa que até esse valor a prefeitura não precisa pedir autorização da Câmara para relocar valores, acima disso, precisa de projeto.

"Quantas vezes o prefeito precisar de suplementação aqui na casa, nós vamos aprovar", disse João Rocha hoje.
Bernal tem dito que se a suplementação continuar em 5%, a prefeitura ficará engessada, o relator dos dois projetos, vereador Eduardo Romero (Rede) discorda do prefeito. "Engessa para quem não quer manter o diálogo com os vereadores". Ele defende que a Câmara precisa manter a fiscalização dos recursos do orçamento.

Sobre a reclamação do prefeito ele diz que não estava na Câmara quando foi aprovado a mudança, "mas não é por que uma coisa estava errada e quem te continuar errada". Segundo ele 30% do orçamento é o que a prefeitura gasta com saúde.

Nos siga no Google Notícias