ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Política

Vereadores mantêm vetos, mas garantem publicação de balanço financeiro

Dos 21 vetos do prefeito, 20 foram mantidos e 10 rejeitado

Richelieu de Carlo | 15/08/2017 13:12
Vereadores durante a sessão desta terça-feira. (Foto: Izaías Medeiros)
Vereadores durante a sessão desta terça-feira. (Foto: Izaías Medeiros)

Os vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande mantiveram 20, dos 21 vetos do prefeito Marquinhos Trad (PSD) a emendas dos parlamentares à LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias para) para 2018. A matéria foi votada na sessão desta terça-feira (15).

Os legisladores fizeram questão de rejeitar apenas o veto do chefe do Executivo que garante a obrigação da Prefeitura de publicar até o dia 25 de cada mês o balancete financeiro. O que segundo os parlamentares tem sido feito, mas não havia nenhuma previsão na LDO.

A votação dos vetos foi rápida, pois os parlamentares se reuniram antes da sessão para estabelecerem um acordo sobre o que seria deliberado. Conforme o presidente da Casa, o vereador João Rocha (PSDB), seus colegas chegaram a um consenso e aceitaram as justificativas do Executivo para barrar as emendas.

Foram aceitas as defesas feitas pelo secretário de Finanças e Planejamento da Capital, Pedro Pedrossian Neto, ontem em reunião da Câmara.

São basicamente três os principais pontos vetados pelo Poder Executivo municipal quanto ao projeto de lei. Um deles é a obrigatoriedade de incluir na LDO emendas referentes à saúde, pavimentação e iluminação pública, por exemplo.

Outro veto diz respeito aos dispositivos que, segundo Pedrossian, iriam engessar o manejo dos orçamentos. Ele explicou que, pela proposta, os vereadores preveem que todos os projetos a serem apresentados pelo executivo municipal devam ser detalhados com a criação de um novo campo, intitulado “item”. Atualmente, essa descrição ocorre até o campo “Programa”.

Já o terceiro ponto de “discórdia” engloba as emendas que causariam despesas ao município.

“Não é que não concordamos com esse ponto específico, mas trata-se de uma matéria 'estranha' à LDO. Exemplifico com a inserção de emenda para o município construir passarelas em avenidas movimentadas. É importante, mas não cabe à LDO”, defende.

A proposta encaminhada pelo Poder Executivo prevê a aplicação de 25% da receita resultante de impostos em educação, 1% para cultura e outros 15% para saúde. A previsão de receita é de R$ 3,4 bilhões, enquanto a renúncia fiscal chega a R$ 17,5 milhões.

A lei é como uma prévia para o Orçamento de 2018, documento que detalha os gastos para o próximo ano e deve ser remetido aos vereadores até 30 de setembro.

Nos siga no Google Notícias