ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 33º

Política

Vereadores não darão a Lula homenagem corriqueira na Câmara

Parlamentar petista queria votar concessão a Lula de título de visitante ilustre

Por Maristela Brunetto, Caroline Maldonado e Gabriela Couto | 11/04/2024 12:19
Título de visitante ilustre foi concedido a várias pessoas, incluindo o ex-presidente Temer  (Foto: Arquivo)
Título de visitante ilustre foi concedido a várias pessoas, incluindo o ex-presidente Temer  (Foto: Arquivo)

A tentativa do vereador petista Ayrton Araújo de homenagear o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com título de visitante ilustre não teve acolhida na Câmara Municipal, esta manhã, e sequer foi levada a votação. Para colocar o tema em pauta, ele precisava de 20 assinaturas, já que seria necessária urgência ao pedido. A visita foi noticiada anteontem e ocorrerá amanhã.

O parlamentar contou à reportagem que conseguiu 16 assinaturas para a tramitação acelerada, portanto, número insuficiente. Trata-se de uma homenagem corriqueira na Casa Legislativa, como se percebe em consulta ao site da Câmara. O vereador Marcos Tabosa, por exemplo, conseguiu concedê-la a uma estudante alemã que fez estágio de uma semana no gabinete dele; William Maksoud homenageou um arquiteto empresário do setor da construção; uma dentista peruana em visita à cidade também já foi homenageada.

Políticos igualmente receberam o título de visitantes ilustres, entre eles os ex-presidentes Jair Bolsonaro, quando ainda estava no mandato, Michel Temer e o paraguaio Mario Abdo Benitez. Na consulta, é possível ver que o ex-jogador Zico como outro reconhecido como visitante ilustre da cidade.

Em situações anteriores, de forma geral, os parlamentares apoiavam a entrega, sem a conotação política. Luíza Ribeiro, também petista, lamentou o desfecho. "Não tem como pegar os vereadores para vir votar".

Integrante da direita, o vereador Sandro Benites disse que votaria contra se o pedido de homenagem chegasse ao plenário. Ele já emplacou a homenagem à senadora Damares Alves e ao general Walter Braga Neto, quando era candidato a vice-presidente na chapa encabeçada por Bolsonaro.

Já o autor, Araújo, encerrada a sessão, considerou que estavam ausentes na sessão alguns parlamentares essenciais para apoiar a iniciativa, mas depois reconheceu que teria dificuldades para emplacar a empreitada, por haver um cenário muito polarizado.

O presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o "Carlão" (PSB), também lamentou o resultado. Disse que a Mesa Diretora enviará, por meio dos parlamentares petistas, uma comenda ao presidente, que vai estar na cidade para participar da remessa de uma carga de carne à China de um frigorífico da JBS, na saída para Sidrolândia. O País credenciou 38 unidades no Brasil, sendo 11 no Estado.

Na sessão desta manhã, os vereadores votaram quatro projetos.

Na Assembleia, o deputado Zeca do PT também falou sobre a vinda do presidente, comentando sua agenda na cidade, mas o assunto não avançou na Casa.

Nos siga no Google Notícias