ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Vereadores questionam reajuste extra do serviço de água e prometem intervir

Juliana Brum | 06/06/2015 09:47
O vereador Carlão afirma que vai conversar com a diretoria da concessionária responsável (Foto - Divulgação/Assessoria)
O vereador Carlão afirma que vai conversar com a diretoria da concessionária responsável (Foto - Divulgação/Assessoria)

O anuncio do aumento de 8,35% do serviço de água e esgoto de Campo Grande gerou um desconforto na sessão da Câmara dos vereadores da Capital da última terça-feira (2). A concessionária Águas Guariroba pediu reajuste extra para suprir os gastos com a conta de energia.

O vereador Eduardo Romero (PTdoB), disse achar abusivo o aumento que está previsto para o próximo mês. Ele justificou: "A empresa tem 270 mil de lucro por dia, não tem prejuízo e como já efetuou um aumento no inicio do ano de 6,26%, mesmo tendo a questão do aumento da energia como ela afirma, este valor previsto é exorbitante" declarou o parlamentar afirmando que quer que seja revisto o valor do aumento.

Romero pediu que o legislativo crie uma Comissão para acompanhar o pedido do Ministério Público para que o valor do aumento seja revisto.

O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB) também falou sobre o tema e destacou o lado do cidadão que também tem outros tributos a pagar e que está pesando no bolso do contribuinte tantos aumentos.

“Gasolina cara, energia, água, IPTU, comida, está ficando difícil manter as contas em dia. Principalmente para a classe trabalhadora que vive dias de crise financeira. Aqui em Campo Grande ouço essa reclamação por onde vou. Percebo que é possível ao Brasil repassar aos Brasileiros menos impostos. No último dia 25 de maio no Dia da Liberdade de Impostos foi possível encontrarmos gasolina sendo vendida a R$ R$ 1,828 o litro. Quanto ao aumento do valor da àgua na Capital irei procurar o diretor da empresa concessionária responsável pelos serviços de água, coleta e tratamento de esgoto de Campo Grande - Águas Guariroba, para pedir que o valor do aumento, previsto para o próximo mês seja repensado”, ponderou Carlão (PSB).

O questionamento surgiu após a publicação no diário oficial do último dia 29, da decisão do aumento autorizada pelo prefeito Gilmar Olarte (PP), e, segundo a empresa, a revisão da tarifa é necessária para garantir o equilíbrio do contrato de concessão.

A concessionária, Águas Guariroba alega que a energia elétrica é um dos principais insumos da produção e distribuição da água potável, coleta, tratamento de esgoto e representa o maior custo operacional da empresa. O aumento da conta de energia impacta diretamente os custos da Águas, apesar da preocupação com a economia.
O reajuste está previsto para entrar em vigor a partir de 1° de julho.

Nos siga no Google Notícias