ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Vídeo mostra último programa eleitoral de Pedrossian antes de deixar a política

Ex-governador faleceu na madrugada desta terça-feira, dia 22; ao longo dia, familiares e autoridades prestaram as últimas homenagens e deram adeus ao líder político.

Mayara Bueno | 22/08/2017 18:50
Ex-governador Pedro Pedrossian, que faleceu nesta terça-feira, dia 22. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).
Ex-governador Pedro Pedrossian, que faleceu nesta terça-feira, dia 22. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo).

Em quase cinco minutos de vídeo, o ex-governador de Mato Grosso do Sul, Pedro Pedrossian tentou, em 1998, convencer o povo sul-mato-grossense de que ele seria a melhor opção para comandar o Estado, no que seria, se eleito, a quarta passagem pelo governo.

Na ocasião, o ex-governador era do PTB. Pouco antes do dia da eleição, Pedrossian havia declarado no último debate, promovido pela TV Morena, que não precisaria ser governador, o que deu a entender que não queria a disputa.

O programa eleitoral serviu para provar que o ex-governador tinha, sim, intenção de chefiar o Estado mais uma vez. Com a qualidade de imagem que a tecnologia da época permitia, o vídeo tinha os tradicionais singles de campanha eleitoral e, quase no fim, a declaração de Pedro.

Se dizendo feliz por ter escolhido se candidatar novamente, o ex-governador afirmou que havia conquistado um vitória ao mostrar aos eleitores os problemas que MS passava.

Para ele, o Estado na época, conforme a propaganda, havia andado para trás. "E apesar de o governo dizer o contrário, eu sei que você sente que as coisas não vão bem, afinal sua vida está longe de ser uma maravilha. Que o diga os funcionários públicos", trazia a campanha.

Governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB),
à direita, no velório de Pedrossian. (Foto: Marcos Ermínio).
Governador de MS, Reinaldo Azambuja (PSDB), à direita, no velório de Pedrossian. (Foto: Marcos Ermínio).

A outra vitória esperada, dizia, seria nas urnas, com os eleitores definindo ele como governador. "Deus há de permitir que eu devolva o orgulho de ser daqui", pedia. Lembrava que não havia prometido algo que não poderia cumprir, afirmando que jamais decepcionaria o eleitor. "Você sabe que é verdade".

Mesmo com a campanha e o histórico de obras construídas no então estado uno de Mato Grosso, Pedro Pedrossian não se elegeu naquele ano. A eleição foi para o segundo turno, entre Ricardo Bacha (PSDB) e José Orcírio Miranda dos Santos, do PT, que venceu o pleito. Entre os dois, o apoio do ex-governador foi para o petista.

Morte e homanagens - Pedrossian morreu nesta terça-feira, dia 22, aos 89 anos. Já bastante debilitado, conforme contaram familiares, o ex-governador sofreu insuficiência respiratória na noite de segunda-feira, dia 21. Foi medicado e morreu enquanto dormia.

Ao longo dia, seu corpo foi velado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, obra construída por Pedrossian. O enterro ocorreu há pouco no Cemitério Parque das Primaveras. 

Pedrossian foi governador por três vezes, de 1966 e 1971. Em 1980, foi nomeado para comandar Mato Grosso do Sul, posto que retomou em 1991, quando foi eleito nas urnas.

Confira no vídeo abaixo o último programa eleitoral de Pedro Pedrossian.

Nos siga no Google Notícias

Veja Também