ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Política

Vira lei projeto que livra antigo dono de arcar com multas de veículos

Lidiane Kober | 19/07/2014 21:31

Entrou em vigor, nesta semana, a Lei 4.556 que obriga cartórios a notificar o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) sobre a venda de veículos. A proposta livra o antigo proprietário do risco de arcar com multas do comprador.

“O objetivo é facilitar a vida do consumidor”, frisou Marquinhos Trad (PMDB), autor do projeto que virou lei. Antes da norma, o vendedor contava com 30 dias, após reconhecer no cartório a transação, para comunicar o Detran da venda do veículo.

“Acontece que, na maioria das vezes, o vendedor deixa para a última hora e acaba esquecendo de informar que o veículo não lhe pertence e, depois, acaba sendo surpreendido com multas do novo proprietário”, comentou o parlamentar. “Daí enfrenta um série de transtornos para se livrar da conta”, completou.

Com a promulgação da lei, os cartórios terão a missão de comunicar a comercialização em tempo real por meio de sistema online. “Isso já é praticado em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, na Bahia, em Tocantins e no Ceará”, destacou Marquinhos. “Vamos evitar transtornos aos sul-mato-grossenses e os cartórios não terão prejuízos”, acrescentou.

O envio das informações deverá ainda observar os mecanismos de segurança que assegurem o seu efetivo recebimento, sendo emitidos também digitais de operações. Os cartórios disponibilizarão sem ônus para as partes o recibo digital.

Nos siga no Google Notícias