ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Assembleia começa a instalar sistema de votação eletrônica

Sistema vai registrar presença do deputado e como cada um votou sobre os projetos do legislativo

Leonardo Rocha | 14/06/2018 11:47
Sistema de votação vai divulgar a presença e como cada deputado votou (Foto: Leonardo Rocha)
Sistema de votação vai divulgar a presença e como cada deputado votou (Foto: Leonardo Rocha)

A Assembleia Legislativa começou a instalar o sistema de votação eletrônica, que vai modificar o controle e registro dos deputados que estiverem na sessão, assim como cada um votou sobre este ou aquele projeto. Cada parlamentar vai ter um terminal em sua mesa (trabalho) para votar, além de computar a presença por meio de senha ou biometria.

Para montar o sistema, foi contratada a empresa mineira Visual Sistema, que por meio de pregão presencial, vai cobrar o valor de R$ 22.950,00 por mês, que em um ano vai custar R$ 275,4 mil aos cofres do legislativo. A escolhida já tem 20 anos de experiência nesta área, sendo a responsável pelo painel (votação) do Senado Federal e de outros legislativos, como Minas Gerais e Goiás.

“É uma foma de modernizar os trabalhos no legislativo, mudando do sistema manual de controle de votos e presença, para o eletrônico. Contratamos uma empresa que tem experiência na área, que custou metade do preço do orçamento que tínhamos feito previamente”, disse o deputado Zé Teixeira (DEM), primeiro-secretário da Assembleia.

Os painéis eletrônicos serão instalados dentro do plenário principal da Assembleia, outro no saguão para quem acompanhar a sessão e mais um no plenarinho, onde ocorrem as reuniões das comissões permanentes, entre elas a CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).

Cada deputado terá um terminal de votação em sua mesa (Foto: Leonardo Rocha)
Cada deputado terá um terminal de votação em sua mesa (Foto: Leonardo Rocha)

Votação - Cada deputado terá um terminal de votação na sua mesa, onde primeiro irá registrar sua presença, por meio de biometria ou senha pessoal, depois poderá votar sim ou não em cada projeto. O mesmo sistema vai ser usado para os parlamentares justificarem a ausência. Já os painéis irão mostrar o resultado (votação) e como cada parlamentar se posicionou sobre o tema.

Para cada sessão será salvo um arquivo com todos os dados e informações sobre quem participou e como cada um votou. Este registro ficará à disposição da mesa diretora da Assembleia, como uma espécie de relatório.

A instalação começou nesta semana e a expectativa é que o novo sistema já esteja funcionando na próxima terça-feira (19), na próxima sessão do legislativo. A empresa contratada vai fazer o treinamento dos funcionários da Assembleia, ainda se colocando 'a disposição para qualquer manutenção ou resolução de problema.

Nos siga no Google Notícias