Semana da conciliação fecha com 296 audiências em Campo Grande
A IV Edição da Semana da Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) fechou com 296 audiências bem mais que todo o ano passado que foi de apenas 192 audiências. O evento começou no dia 11 e encerrou ontem (15).
As reuniões para tentar conciliar instituições e endividados são marcadas na CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem), da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). O objetivo é promover acordos entre empresas e clientes inadimplentes ou entre clientes insatisfeitos e empresas.
Para o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro, promover encontros com o objetivo de gerar conciliação motiva a pacificação social e contribui para desafogar o poder judiciário, já que os acordos não tem a necessidade de intervenção do Estado. "Além disso, o volume alto de ações que a Justiça tem para resolver, impede que decisões sejam tomadas em pouco tempo. Sem contar que a empresa tem a oportunidade de preservar sua relação com o cliente, já que colocá-lo na Justiça obrigando-o a pagar uma dívida afeta ou acaba com essa aproximação", observa Oshiro.
A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos, já que não há a necessidade da contratação de advogados, e oferece total segurança jurídica, pois havendo a composição é feito um termo de conciliação que será homologado pelo Judiciário.
De acordo com a Associação Comercial, qualquer pessoa que possua débito e queira negociá-lo pode entrar em contato com a entidade para tentar a negociação extrajudicial.