ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Direto das Ruas

Alunos do IFMS reclamam de escuridão e barro e cobram promessa de asfalto

Lidiane Kober | 28/01/2014 20:27
Trecho tem apenas um quilômetro, segundo os alunos (foto: Érik dos Santos de Andrade)
Trecho tem apenas um quilômetro, segundo os alunos (foto: Érik dos Santos de Andrade)

Sem asfalto e iluminação pública no trecho de acesso ao campus do IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) em Aquidauana, alunos se queixam do perigo e da “calamidade” em dias de chuva. Eles alegam que a prefeitura não cumpriu promessa de asfaltar a rua e chegaram a fechar o trânsito para abordar, nesta terça-feira (28), o governador André Puccinelli (PMDB) e pedir ajuda.

“Estamos passando por uma situação muito desagradável, nossa rua de acesso ao Instituto Federal não possui asfalto e nem iluminação pública, quando chove fica em situação de calamidade”, relatou o aluno do curso de técnico em informática, Érik dos Santos de Andrade, 18 anos.

Segundo ele, o trecho sem asfalto e iluminação pública é de um quilômetro. “À noite, o pessoal precisa enfrentar a escuridão e tem medo de bichos, como cobra, porque, de um lado da estrada, é só mato”, contou. Em dias de chuva, ainda conforme o estudante, a estrada fica intransitável.

“A maioria dos cerca de 250 alunos regulares, vai de bicicleta ao instituto”, comentou. “Quando chove, não tem como ir e preciso pegar táxi”, completou. Nestes dias, Érik gasta pelo menos R$ 40 para ir e voltar da instituição.

De acordo com o estudante, na época em que o MEC (Ministério da Educação) confirmou a instalação do IFMS em Aquidauana, a administração municipal se comprometeu a asfaltar o trecho. “No ano passado, a prefeitura reforçou o compromisso, mas, até agora, não fez nada”, lamentou.

Dessa forma, cientes da presença do governador no município, cerca de 50 alunos fecharam rua por onde Puccinelli passou e apelaram por apoio. “O governador parou e conversou com a gente. Ele prometeu voltar em 90 dias à cidade para falar o que poderá fazer pela gente”, disse Érik, que participou da manifestação.

Nos siga no Google Notícias