A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

04/12/2012 16:20

Avião voa baixo em treinamento da FAB e provoca queixa

Nícholas Vasconcelos
Avião Hércules C-130 semelhante ao que participa de treinamento na Capital. (Foto: Divulgação)Avião Hércules C-130 semelhante ao que participa de treinamento na Capital. (Foto: Divulgação)

O voo baixo de um avião Hércules C-130 da FAB (Força Aérea Brasileira) tem causado incômodo para moradores de Campo Grande, que reclamam do barulho e do medo de possíveis acidentes. A aeronave veio do Rio de Janeiro (RJ) e participa até sexta-feira (7) de manobras de treinamento e outro avião do mesmo modelo deve chegar nos próximos dias na cidade com a participação de 50 militares, entre pilotos e mecânicos.

Moradores entraram em contato com o Campo Grande News para reclamar que a aeronave tem passado em voos rasantes em áreas residenciais da cidade, causando espanto. 

Um piloto, que não quis se identificar, afirmou que todas os aviões que sobrevooam a cidade são obrigados a permanecer a uma altura mínima de 1 mil pés, o que equivale a 300 metros do ponto mais alto. “O avião é uma máquina, logo pode sofrer um problema e mesmo com quatro motores há o risco”, comentou.

Segundo a assessoria de imprensa da Base Aérea de Campo Grande, os aviões pertencem às bases do Galeão e do Campo dos Afonsos e participam de um treinamento de rotina e que cumprem a altura mínima de voo estabelecida. A Base informou que pede a compreensão dos moradores e que os treinamentos são necessários para garantir a defesa da soberania do País.



Ontem 21/05/2013 teve treinamento novamente, é muito bonito ver esse avião! Uma máquina que impressiona! O barulho é bem agradável e não incomoda nada se comparado aos escapamentos de algumas motocicletas e automóveis soltos pela cidade.
 
Alexandre Alonso em 22/05/2013 09:46:41
Para os contras, só ver a noticia que foi publicada no dia 28 JAN 2013: "FAB e Exército vão trazer corpo de jovem vítima de incêndio no RS". Não preciso dizer mais nada, só ler!!!
 
Bruno Casanova em 05/05/2013 00:43:18
Para as pessoas que são contra aos treinementos da FAB, só digo uma coisa: espero que nunca precisem dos aviões "barulhentos" quando suas familias necessitarem de ajuda em Israel, Líbia ou em alguma cidade do próprio Brasil, como o caso de Santa Maria. Os mesmos "barulhentos" que transportaram civis na UTI para Porto Alegre. Isso vocês não vêem, reclamar do sofá no conforto de suas casas é fácil!!!
 
Bruno Casanova em 05/05/2013 00:35:16
Vc que reclamam de aviões da FAB voando baixo tem toda a razão mesmo, eles incomodam. Vou pedir pra base não trazer mais a esquadrilha da fumaça aqui em campo grande, certo?! eles voam tb muito baixo e incomodam não é mesmo? Vcs tem absoluta razão em reclamar. Fumaça fora de CG pra sempre! Vao incomodar lá no Rio, Sampa e nos gringos, aqui em CG não!!!
 
Emerson Santos em 14/12/2012 00:20:01
Olha, eu sou uma pessoa que detesto incomodar, pois todos merecem respeito.Se algo não vai bem, tem que reclamar sim.
 
Sonia Correia em 05/12/2012 21:21:13
Mariana, paradoxalmente essas aeronaves vêm treinar em Campo Grande justamente por conta do menor tráfego aéreo e da maior segurança do entorno em comparação a outras cidades; por ex., no Rio, lar dos Hercules, é cheio de prédio e morro perto de suas bases aéreas (Galeão e Afonsos). Já passei algumas semanas hospedado bem ao lado do aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, quase sem área de escape e onde os aviões "te acordam" às cinco da manhã...
Aqui em Campo Grande, um dos extremos da pista fica "para o meio do mato", mas os aviões dependem da direção dos ventos para escolher o rumo da decolagem, eles têm que decolar contra o vento; se o vento vem "da cidade para o mato", então devem decolar em direção a cidade... Chato, mas é a realidade...
 
Marcel Ozuna em 05/12/2012 09:24:24
Kkkkkk... Alberto Seixas, vc acredita q uma colega de trabalho estava reclamando do cantar dos pássaros, pela manhã, numa mangueira q tem no quintal da casa dela? É o q vcs estão dizendo, há tanta coisa mais importante para se reclamar e se preocupar e esse povo reclamando de um simples barulho e medo de um avião...é pra acabar mesmo heim!
 
Isaque Dutra em 04/12/2012 23:49:05
Caros amigos, lucia helena moraes e Alberto Seixas, é horrivel morar perto do aeroporto e da base aerea, e não é só isso é helicopteros, jatinhos entre outros, e se fosse dois, tres, quatro dias ou ate uma semana, ate q vai, mas é tda hora.
 
Elaine Cunha em 04/12/2012 23:40:50
é tão legal ver os aviões passando, e tem pessoas que reclamam disso. fala serio.
 
Kedima Guimarães em 04/12/2012 23:11:05
o corréto é fazer trenamento na área rual pois a pouco tempo atras houve um acidente com avião tucano o mesmo veio cair numa ária rural proximo distro indo brasil, temos por direito conservar nossa segurança.
 
WASHINGTON LUIZ DA ROCHA MARTINS em 04/12/2012 22:53:17
Suponho que os colegas que aqui comentaram ser um simples "barulho de avião", com certeza não moram em uma das áreas expostas a essas manobras da aeronave, e muito menos tem filhos recém nascidos que sofrem a cada passagem deles por nossas residências. Respeitamos e admiramos o trabalho das equipes da FAB, mas o direito de cada cidadão termina onde se inicia o do próximo. Sobrevoar áreas populosas quando existem outras desabitadas no entorno de nossa cidade, certamente é contraditório.
 
Lincoln Ol. Souza em 04/12/2012 22:38:20
Lucia Helena Moraes -> SIMPLES BARULHO DE AVIÃO?
Eu moro no União. QUASE TODO DIA sou obrigado a "aceitar" esses helicópteros (um mais velho q o outro) treinando em cima de casa. Como se já não bastasse, agora esses aviões voando a 100 m do chão. Isso é uma falta de respeito.
Não é comum, mas já aguentamos treinamento noturno,sabia? Vc já dormiu (ou tentou) dormir com a barulheira que faz?
To contando os dias pra eu começar a soltar fogos em dia de treinamento (que é quase todo dia).
 
Roberto Martini Júnior em 04/12/2012 21:10:13
ah Vai tomar banho na soda!!! Que ignorância tantas coisas para serem reclamadas por exemplo OS SALÁRIOS DOS VEREADORES QUE APROVARAM TRANQUILAMENTE " SEM BARULHO NENHUM DIGA-SE DE PASSAGEM" e uma atividade rotineira vem incomodar? Querem que estes equipamentos fiquem encostados e enferrugem? Ou que estes militáres só venham atuar na eminêcia de uma catástrofe? É sacanagem esse povo!!!
 
Paula Hernandes em 04/12/2012 20:48:55
Tanto mato pra sobrevoar e esses oficiais escolhem logo nossas cabeças? Quem tem criança pequena em casa sabe disso. Vocês dizem isso porque não moram no rumo desses aviões muito mais barulhentos que os de passageiros.
 
Mariana Silva em 04/12/2012 19:07:01
VOU TE FALAR VIU TANTA COISA PARA SE PREOCUPAR E ESSE POVO VAI RECLAMAR JUSTO DE UM SIMPLES BARULHO DE AVIÃO,É PRA ACABAR VAI ENTENDER............
 
lucia helena moraes em 04/12/2012 18:40:46
Meu Deus, como o ser humano gosta de reclamar! Daqui uns tempos nem passarinho vai poder cantar no terreiro. Gente, com tanta violência em nosso país e vcs se preocupam com barulho de avião? E por que não reclamam de som automotivo? É aquele tum tum tum tum na cabeça de gente mas ninguém reclama no jornal. Vai entender o povo!
 
Alberto Seixas em 04/12/2012 18:04:24
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions