ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Direto das Ruas

Empresário de MS denuncia lentidão da Receita em Mundo Novo

Elverson Cardozo | 01/08/2012 14:43
Caminhões carregados aguardam vistoria no posto de fiscalização. (Foto: Celso Braz)
Caminhões carregados aguardam vistoria no posto de fiscalização. (Foto: Celso Braz)

Inconformado com o descaso e a lentidão dos fiscais da Receita Federal, no posto de fiscalização da fronteira, entre Mundo Novo e Salto Del Guairá, o empresário de Campo Grande Celso Braz de Oliveira Santos, de 65 anos, resolveu comunicar a situação ao Ministério da Fazenda.

Há pelo menos 50 dias ele está com as mercadorias retidas no Paraguai, onde tem uma fábrica de mantas e cobertores. A carga tem como destino o Brasil, onde é vendida, mas Celso não consegue passar com o material devido à greve dos servidores federais.

Em busca de reajuste salarial e melhores condições, eles resolveram diminuir o ritmo de trabalho, enquanto aguardam negociação com o Governo Federal. O problema é que a reivindicação tem prejudicado os contribuintes que precisam utilizar os serviços da aduana brasileira nos postos de fiscalização.

No e-mail encaminhado à Receita Federal, Celso Pede que a mensagem - datada do último dia 26 - chegue ao Ministro da Fazenda, Guido Mantega, e descreve o que tem enfrentado, classificando a situação como “precária”.

Segundo o empresário, as filas diárias se tornaram frequentes e são “monstruosas”, chegando algumas vezes a ter mais de três quilômetros.

Embora considere a greve um direito de todo o trabalhador, o empresário afirma que permanecer parado, “fazendo operação tartaruga”, nada mais é do que um disfarce.

“Isto sem falar dos motoristas brasileiros que vão buscar carga no Paraguai e demoram até 48 dias para saírem dos pátios da Receita com seus caminhões, sob o pretexto que suas cargas ou documentos estão sendo fiscalizados”, relata no documento.

Segundo o empresário, em períodos normais, o processo demora geralmente 5 dias. A lentidão gera prejuízo e pesa no bolso. O caminhão parado, em fase de importação, custa ao empresário de R$ 150,00 a 200,00 por dia, o valor da diária ao motorista.

Mas a dificuldade não fica só na conferência das mercadorias. O problema, relatou, se estende ao atendimento dispensado pelas chefias instaladas nos postos de fiscalização.

Carga de carvão é vistoriada no posto da fronteira. (Foto: Celso Braz)
Carga de carvão é vistoriada no posto da fronteira. (Foto: Celso Braz)
Mas o material é despejado no chão sem o menor cuidado. (Foto: Celso Braz)
Mas o material é despejado no chão sem o menor cuidado. (Foto: Celso Braz)

“Parecem que são Deuses, pois sempre estão ocupados para atender o contribuinte e quando atendem, não tem a menor urbanidade e educação nas suas explicações, acham que todos deveriam dominar o assunto que eles dominam, mas não o fazem com civilidade nem as executam adequadamente”, descreveu.

Por fim, Celso Braz finaliza o texto afirmando que nunca presenciou situação de tanto desleixo e pouco caso. “No que se refere ao atendimento aos seus usuários e posso garantir o que falta a eles é vontade, zêlo, dedicação à carreira, orgulho de ser servidor do Governo Brasileiro”, disse.

Operação Padrão - O representante do Sindicato dos Auditores da Receita Federal, Orlando Paulo de Arruda Machado, de 51 anos, informou que os servidores não estão em greve. O que está ocorrendo é uma operação padrão, mais rigorosa, o que torna o trabalho mais lento. “Você exige mais documentos, vistoria a mercadoria in loco”.

A proposta, declarou, é chamar a atenção para o problema que os trabalhadores enfrentam, como a falta de auditores fiscais. Sobre a abertura de cargas lacradas, o representante da entidade informou que os profissionais têm liberdade para vistoriar mercadorias suspeitas.

Nos siga no Google Notícias