ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Agricultores de MS querem prazo até dia 20 para plantio do milho safrinha

Jorge Almoas | 03/03/2011 15:55

Período de chuva atrasou colheita da soja e plantio da segunda safra de milho

Os agricultores de Mato Grosso do Sul estão solicitando ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) que o prazo para plantio do milho safrinha seja ampliado até o dia 20 de março. O motivo seria o atraso na colheita da soja, motivado pela quantidade de chuva.

Nesta terça, o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária), Eduardo Riedel, esteve em Brasília para tentar estender o prazo.

Pelo Zoneamento de Risco Climático, elaborado pelo ministério, o plantio do milho safrinha deveria ter sido concluído no dia 28 de fevereiro em alguns municípios de Mato Grosso do Sul. O Mapa concedeu a extensão do período por 10 dias para alguns grupos de lavouras.

A incidência de chuvas atrasou a colheita da soja, e também o plantio do milho safrinha, em cerca de 15%. Nesse cenário, a colheita da soja está estimada em 20% da área plantada, quando historicamente seria de 35%.

Para o ministério, a concessão parcial da prorrogação do prazo pode representar um risco maior de perdas com o plantio em período diferente da previsão no zoneamento. “Mas as chuvas têm sido constantes e intensas em todo o Estado”, justifica Riedel.

Além da quantidade de chuva, que atrasa a colheita, a precipitação pode representar perda na qualidade do grão.

Nos siga no Google Notícias