A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/12/2013 18:48

Água Clara vai ter 77 cursos de capacitação rural em 2014

Vinícius Squinelo

O município de Água Clara terá 77 cursos com oferta de 924 vagas de capacitação rural no ano que vem. O anúncio foi feito pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Eduardo Riedel, durante entrega de certificados de alunos do município os quais participaram das capacitações oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS). O evento aconteceu nesta segunda-feira (2), na Secretaria de Assistência Social de Água Clara e contou com a presença do superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta, da secretária de Estado de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa, e do prefeito, Silas José.

Receberam certificados 279 alunos participantes de 11 diferentes cursos ministrados no município ao longo deste ano, em parceria com a prefeitura municipal. Entre as capacitações com maior participação estão operador de motoniveladora, operador de retroescavadeira e o programa de Inclusão Digital. O ônibus odontológico do Senar também realizou 1,2 mil atendimentos no município em 2013.

Durante seu pronunciamento, Riedel destacou o trabalho do Senar em atender a demanda de formação para a cadeia do agronegócio e anunciou que a partir do ano que vem a prefeitura receberá verba para a realização dos cursos. “O campo, tal como os demais elos da cadeia do setor, demanda profissionais capacitados”, disse, referindo-se à instalação de uma empresa de placa de fibra de madeira em Água Clara, com previsão de investimentos de R$ 300 mil reais.

“Hoje, para ser peão de fazenda é preciso ter informática e laptop”, enfatizou Tereza Cristina, depois de também fazer referência à instalação da empresa e do processamento de madeira, um dos principais vetores da agroeconomia local, enfatizando que o cultivo de seringueira também vem ganhando força no Estado. “Água Clara é a bola da vez e, senão ocuparmos os espaços, outros virão para ocupar esses lugares”, salientou.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions