ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

BB estima que quebra na soja pode chegar a 1 milhão de toneladas em MS

Aline dos Santos | 03/03/2014 14:26
Chuvas chegaram no fim de fevereiro, retardando a colheita da soja. (Foto: Marcos Ermínio)
Chuvas chegaram no fim de fevereiro, retardando a colheita da soja. (Foto: Marcos Ermínio)

A estiagem e, agora, a chuva afetam a safra de soja em Mato Grosso do Sul. De acordo com planilhas do Banco do Brasil, divulgado pelo jornal o Estado de São Paulo, as perdas chegam a 17,5% no Estado.

A primeira expectativa era a colheita de 6,3 milhões de toneladas. Mas a estiagem reduziu a previsão para 6 milhões de toneladas. Neste cenário, o prejuízo estimado era de R$ 350 milhões. Caso se confirme quebra da safra na ordem de 17,5%, portanto, menos um milhão de tonelada.

Em janeiro, a divisa entre Sidrolândia e Maracaju, dois dos principais municípios produtores do Estado, passou por 60 dias de seca. Na região Sul, a chuva foi em quantidade inferior à necessária para irrigar a lavoura. No período mais crítico, entre 10 de dezembro e 5 de janeiro, foram 100 mm (milímetros), ante a média de 200 mm nos anos anteriores.

Agora, com a soja “pronta”, a chuva afeta a colheita. “Podia ter entrado (para colher) há oito, dez dias, mas o tempo prejudicou”, afirma o presidente do Sindicato Rural de Chapadão do Sul, Rudimar Artur Borgelt.

Segundo ele, o tempo aberto permite a colheita há dois dias. “Tem colheita desde 15 de janeiro, mas o forte é no fim de fevereiro”, explica. A estimativa no município de Chapadão do Sul é que de o resultado de 58 sacos por hectares, registrado no ano passado, caia para 52 sacos por hectare.

Nos siga no Google Notícias