A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

03/06/2013 12:54

Caminhada por demarcações sai de Anhandui rumo a Campo Grande

Leonardo Rocha e Evelyn Souza
Manifestantes planejam chegar na Capital na quinta-feira. (Foto: Pedro Peralta)Manifestantes planejam chegar na Capital na quinta-feira. (Foto: Pedro Peralta)
Caminhada por demarcações sai de Anhandui rumo a Campo Grande


Jornada realizada pelos movimentos sociais de Mato Grosso do Sul, começou marcha hoje no distrito de Anhanduí, por volta das 6h da manhã, e pretendem chegar até Campo Grande, na quarta-feira à tarde. Eles estão protestando pela lentidão do governo federal em demarcar as terras indígenas no Estado.

O grupo iniciou a caminhada com 280 pessoas, entre 20 crianças, e já possuem 500 adeptos. Eles esperam chegar a Campo Grande com 1000 manifestantes. Hoje, já percorreram 20 km e resolveram acampar na BR-163, para somente amanhã, a partir das 6h reiniciar a caminhada.

“Os trabalhadores estão unidos em prol da demarcação aos povos indígenas”, destacou Tiliana Brito, que faz parte da coordenação do MST (Movimento Sem Terra) no Estado.

O coordenador estadual do MST, Jonas Carlos Conceição, destacou que assim que chegar à Capital, espera ser recebido por alguma autoridade pública.

Eles estão se revezando na segurança do acampamento e dispõem de um caminhão pipa, para higiene pessoais. A alimentação está sendo fornecida pelo distrito de Anhanduí.

Além do MST, a jornada conta com a participação do movimento indígena, MMC (Movimento das Mulheres Camponesas) e MCLRA (Movimento dos Camponeses de luta pela Reforma Agrária).

O grupo quer a demarcação das terras indígenas, titulação e demarcação dos territórios quilombolas, além de exigir a reforma agrária, que segundo o movimento, está totalmente parada no Estado.

 



O MST é a maior organização social do mundo. Sua principal luta é pela reforma agrária. Sabem o que é isso?! Simples! O que parece mais coerente: vastidão de terras para soja, algodão e gado, que se tornarão commodities para exportação ou vastidão de terras para diversas famílias subsistirem com a agricultura familiar e contribuírem para o comércio local? Conhecem o trabalho de base da entidade?! Já viram como suas crianças são extremamente politizadas? Conhecem a Escola Nacional Florestan Fernandes? É isso que o MST quer: terra para todos, e não para um grupo que se diz a base do desenvolvimento do Brasil, mas que só contribuem para a concentração de renda
 
Janelson R. Ferreira em 03/06/2013 18:03:45
Falar que índio é preguiçoso é a mesma coisa que falar que loira é burra. Falam que ele só quer beber e se viciar, mas todo dia de madrugada encosta um caminhão na aldeia para levá-los até os canaviais. Conhecem os Terenas?! Agricultores exímios, basta visitar suas terras. O indígena não quer qualquer terra. Ele quer somente suas terras sagradas, de seus antepassados. Ele não quer lucrar com a terra. Ele quer viver com a terra. Só que vivemos em um país onde o agronegócio é mais importante. A pessoa é deixada de lado. Valoriza-se a propriedade, a posse e não a pessoa humana.
 
Janelson Ferreira em 03/06/2013 17:58:14
Engraçado ninguém quer o agreste a caatinga o sertão, todo mundo quer mamata, pra que ?????? pra virar em nada como esta a aldeia de DOURADOS com um bando de drogados e viciados em pinga, produzir ninguém produz só vale disso vale daquilo vale de outro e assim vai...........paizinho medíocre de governo medíocre.
 
joao m de souza em 03/06/2013 16:48:46
Nao sou produtor rural sou um trabalhador, mais vou deixar bem claro, o mst está fazendo este protesto em prol das demarcaçoes, só que terra indigena e assentamento rural tem uma grande diferença, assentamento produz e terra indigena não produz nada, os indios não gostam dos não indios chamam nós de invasores, digo a voces, se fizerem o que eles estão querendo, nós não indios vamos nos tornar escravos, trabalhando para tratar deles, em assentamento rural todos podem circular pode ser indio e não indio, em terra de indio nós não podemos entrar não temos nem um direito la, no nosso meio, eles gozam de todo direito; abram bem os olhos pelo o que voces estão fazendo.
 
jose silva dos santos em 03/06/2013 13:22:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions