ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Com georreferenciamento em atraso, Incra cria cadastro nacional de propriedades

Francisco Júnior | 30/04/2012 17:26

Com georreferenciamento em atraso, o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e a Receita Federal vão revisar todos os registros de terra do país para produzir um cadastro nacional de imóveis rurais, o CNIR.

Esse cadastro servirá para corrigir irregularidades nos registros e combater a grilagem (apropriação ilegal de terras públicas), que tem origem na inconsistência dos dados fundiários brasileiros. No próximo mês, Incra e Receita começam a cruzar dados, para depois inspecionar casos divergentes.

Caso encontrem muitos problemas, pode ser convocado um recadastramento de todos os imóveis rurais. A ideia é lançar, até 2014, um sistema que integre os cadastros rurais à declaração de Imposto de Renda. A iniciativa, porém, chega com mais de dez anos de atraso, pois estava prevista em lei de 2001.

Porém, para esse cadastro ser realizado é necessário a conclusão do georrerenciamento, que está atrasado. Por exemplo, em Mato Grosso do Sul das 80 mil propriedades rurais acima de 500 hectares, apenas 7 mil concluíram o levantamento, um total de 8%. Com isso, o prazo para o início do georreferenciamento das propriedades com menos de 500 hectares teve que ser adiado em um ano, atrasando ainda mais o processo.

Outro problema que dificulta o levantamento são os dados apresentados pelas 252 cadastradas pelo Incra para realizarem o georrefenciamento. De acordo com a assessoria do Instituto, a maioria dos dados apresenta erro, questão que dificulta ainda mais o trabalho.

Sem esse levantamento, os donos das propriedades não podem adquirir empréstimos em bancos oficiais, fazer inventário e nem vender a área.

Para tentar acelerar o processo, o Crea/MS (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) realiza no dia 25 de maio um seminário de orientação a proprietários rurais, corretores de imóveis e as empresas cadastradas pelo Incra sobre o georreferenciamento.

Nos siga no Google Notícias