ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Com um caso no Estado, Fundação alerta para doença grave na soja

Priscilla Peres | 18/07/2016 10:44
Doença atinge folhas da soja e tem grande poder de destruição. (Foto: Mauricio Meyer)
Doença atinge folhas da soja e tem grande poder de destruição. (Foto: Mauricio Meyer)

A Fundação Chapadão está orientando agricultores do Estado a conhecerem a chamada “Soja Louca II”, para observarem o aparecimento dos sintomas na próxima safra do grão. O primeiro caso da doença em Mato Grosso do Sul foi identificado em Paraíso das Águas, no ano passado.

Os principais sintomas da doença são o enrugamento e formação de “bolhas” nas folhas, engrossamento das nervuras, deformações nas hastes, engrossamento dos nós, além de lesões, rachaduras, apodrecimento e redução do número de grãos.

É importante que os produtores aprendam sobre a doença para evitar que ela se alastre pelo Estado. Caso observem os sintomas, o produtor deve coletar material e encaminhar ao laboratório para identificação.

De acordo com a pesquisadora Dra. Luciany Favoreto, da Embrapa MG, a doença foi pesquisada durante 10 anos, período em que causou reduções na produtividade, principalmente em regiões quentes e chuvosas, porém somente em 2015 ocorreu a identificação do agente causador, o nematoide Aphelenchoides sp.

Luciany afirma que muito ainda tem que ser pesquisado a respeito dessa doença para se estabelecer as táticas de manejo, que até então é feito com a desseca antecipada à semeadura da soja e controle de plantas invasoras imediatamente após a emergência da cultura.

Nos siga no Google Notícias