ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

De olho no futuro do agronegócio, 32 mil alunos terão curso de capacitação rural

Zana Zaidan | 02/04/2014 19:05
Governador e secretária de Educação, Nilene Badeca, assinaram termo de adesão
Governador e secretária de Educação, Nilene Badeca, assinaram termo de adesão

No ano letivo de 2014, estudantes de oito municípios de Mato Grosso do Sul vão receber orientações sobre o agronegócio, meio-ambiente, cultura e desenvolvimento social. O governador André Puccinelli (PMDB), junto com os prefeitos das oito cidades, assinou na tarde de hoje (2) o termo de adesão ao programa “Agrinho”, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Implantado há 19 anos, o foco de 2014 – “importância do campo para a cidade”, explica o superintendente do Senar/MS, Rogério Beretta - tem relevância especialmente em Mato Grosso do Sul. “É uma forma de manter esta geração de jovens inserida na atividade rural, mostrando a força que o agronegócio tem no Brasil, a necessidade que a cidade tem do campo”, justifica Beretta.

Hoje, a tendência é de migração da zona rural para os grandes centros. “É preciso agir pela transformação que a sociedade vai passar com o desenvolvimento do agronegócio. O Brasil e o mundo pedem isso”, reforça o presidente do Sistema Famasul, Eduardo Riedel.

Inicialmente, 32 mil crianças, estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, na faixa etária dos 6 aos 15 anos, serão beneficiadas. Cartilhas interdisciplinares do Senar/PR serão distribuídas nas escolas e 22 técnicos do Senar/MS vão capacitar professores da rede de ensino para implantar o projeto.

A ação será levada para Anastácio, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rochedo, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Terenos.

Puccinelli não descarta que, futuramente, o Agrinho seja englobado em todas as escolas do Estado. “Os 32 mil podem vir a ser 360 mil. Temos vocação para a área rural, o que já foi observado com a Escola Agrícola, e todos os alunos que lá se formaram conseguiram emprego de imediato”, lembra o governador.

Agrinho – Idealizado pela coordenadora pedagógica do Senar/PR, Patrícia Lupion Torres, a idéia surgiu em um momento que o estado enfrentava problemas devido ao uso indiscriminados de agrotóxicos. “Conscientizar os jovens, que representavam o futuro do país, se mostrou essencial. O que começou em escolas da zona rural quebrou barreiras e hoje é aplicado em escolas da cidade. É preciso trabalhar com esse tripé promoção social/rural/educação”, resume a educadora.

Nos siga no Google Notícias