ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Governo espera regras mais flexíveis para exportar à UE

Redação | 03/02/2009 07:03

Após a visita de técnicos europeus a vários estados brasileiros, dentre eles o Mato Grosso do Sul, o Ministério da Agricultura espera que as ações possibilitem regras mais flexíveis para exportação de carne bovina à União Européia.

O ministro, Reinhold Stephanes, disse que: "a União Europeia, ao adquirir a confiança no serviço brasileiro, permite ao Ministério da Agricultura pleitear a flexibilização dos procedimentos de importação de carne do Brasil, levando em consideração a melhoria do status sanitário e os controles implantados pela Secretaria de Defesa Agropecuária relacionados à certificação das carnes exportadas para o bloco".

Ainda de acordo com informações do Ministério, ontem, durante reunião final com representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária, os inspetores do Escritório de Alimentação e Veterinária da União Européia, já haviam confirmado a qualidade do trabalho realizado pelo setor, ao implementar as exigências de rastreabilidade e certificação do rebanho e da carne nacionais.

Os técnicos destacaram que melhoras significativas foram adotadas em relação à supervisão e auditoria nas propriedades aprovadas para aquele mercado. Em um mês deve chegar um relatório das inspeções ao Brasil.

A vinda das missões tiveram como propósito de verificar o cumprimento das garantias dadas pelo Brasil na certificação da carne bovina in natura exportada ao bloco. Em 12 dias de auditoria, dez inspetores visitaram estados habilitados e não habilitados a exportar carne bovina in natura para aquele mercado.

Hoje 814 propriedades estão habilitadas a fornecer bovinos aos estabelecimentos exportadores de carne bovina in natura para a UE. Nove estados compõem a área habilitada: Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Nos siga no Google Notícias