A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 22 de Outubro de 2017

03/05/2014 13:08

Leilão do Cavalo Pantaneiro acontecerá hoje

Caroline Maldonado
Prova de laço comprido “Vaca Gorda” reúne patrões e peões e divulga raça de cavalos típica do Pantanal (Foto: Fabio Pellegrini)Prova de laço comprido “Vaca Gorda” reúne patrões e peões e divulga raça de cavalos típica do Pantanal (Foto: Fabio Pellegrini)

Hoje (3), às 19h, será realizado o 13º Leilão do Cavalo Pantaneiro. Serão ofertados 35 animais dos melhores criadores da raça de Mato Grosso do Sul e de outros estados. O leilão é promovido pela Associação de Criadores do Cavalo Pantaneiro de MS (ACCP-MS). Durante o leilão, o fotógrafo pantaneiro, Fernando Barros, realiza a exposição “Cavalo Pantaneiro sob um novo olhar”, no Tatersal de Elite da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul).

De acordo com a organização do evento, o cavalo pantaneiro vem se destacando no mercado por sua resistência e rusticidade. “Essa raça é ideal para a planície e para o planalto, preza pela sustentabilidade e faz parte da nossa história. Na lida com o gado, o cavalo pantaneiro suporta altas temperaturas, tem o casco mais resistente e é excelente nadador. No mercado do turismo, sua docilidade é ideal para o trato com turistas. Nas competições esportivas, como o enduro equestre e as provas de laço, vem se destacando pela agilidade e fôlego”, explica o presidente da ACCP-MS, Vicente Jurgielewicz.

Estudos da Embrapa Pantanal indicam que a preservação do Pantanal é importante, pois a alimentação baseada no capim nativo foi o que manteve a raça ao longo de séculos. A instituição desenvolve, em parceria com a ACCP-MS, pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores para conservação e aumento da qualidade da raça.

Competição - Na manhã de hoje (3) houve a prova de laço comprido “Vaca Gorda”. A prova foi realizada para promover a união entre patrões e peões, além de divulgar a raça de cavalos típica do Pantanal. O esporte é um dos preferidos no meio rural e serve como opção de lazer para afastar a sensação de isolamento daqueles que vivem no campo. A competição teve competidores amadores, inclusive crianças e mulheres. A dupla vencedora ganhou uma moto 0 km, de 100 cilindradas.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions