A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

06/02/2014 17:53

MS está entre regiões que mais aumentaram área de produção

Luciana Brazil
Estado é destaque entre mesorregiões do país. (Foto:Marcos Ermínio)Estado é destaque entre mesorregiões do país. (Foto:Marcos Ermínio)

No quesito expansão agrícola, Mato Grosso do Sul está entre as regiões brasileiras que mais aumentaram sua área de produção entre 1994 e 2010, segundo estudo realizado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

O centro norte do Estado e o sudoeste de Mato Grosso do Sul, que engloba grande parte do Pantanal, se destacam entre as áreas de maior crescimento.

O estudo tinha o objetivo de mapear as diferenças de crescimento da área de produção agrícola entre os anos de 1994 e 2005 e de 1994 a 2010.

Entre 94 e 2005, o centro norte do Estado ficou em quarto lugar no país em crescimento de área plantada. Já de 94 a 2010 a mesma região se destacou em quinto lugar.

O estudo apontou também que certas mesorregiões, como classifica a análise, se destacaram individualmente por conta de seu crescimento “absoluto de área agrícola, superior a 400.000 hectares, entre 1994 e 2010, como o sudoeste de Mato Grosso do Sul, norte Mato-Grossense e sul Goiano, extremo oeste baiano, sudeste mato-grossense, triângulo mineiro, alto Paranaíba, nordeste mato-grossense, São José do Rio Preto, sul maranhense e norte central Paranaense”.

Motivos de expansão - Conforme o estudo do Ipea, os resultados da pesquisa “evidenciaram um crescimento intenso da área plantada no sentido centro-noroeste do território brasileiro, com diferentes eixos e epicentros de expansão agrícola em relação às tradicionais regiões do Sul e do Sudeste do país”.

A estratégia de modernização que teve início em 1960 consolidou a produção agropecuária em larga escala, com base no uso de insumos, máquinas e técnicas de vanguarda. Em contrapartida, instrumentos de políticas públicas e crédito subsidiado, elevaram a produtividade da terra e do trabalho.

Depois dos anos 80 e 90, quando o setor enfrentou dificuldades, em seguida se consolidou e ocorreu a profissionalização crescente do produtor.

Em especial a partir de 2000, de acordo com o estudo, os saldos agropecuários foram crescentes. Nas últimas duas décadas, a ampliação do setor redefiniu “áreas geográficas e culturas dinâmicas”.

País - A maior expansão agrícola recente aconteceu no Amapá e no Tocantins. No país, a extensão das terras ocupadas por áreas plantadas aumentou 24% entre 1994 e 2010.

“Norte do Amapá, Oriental de Tocantins, e Sul do Amapá foram as mesorregiões que mais elevaram sua participação na área plantada brasileira no período de 1994 a 2010”.

“O Norte do Amapá, por exemplo, multiplicou por nove sua participação no total da área plantada. Os dados estão em um estudo recém-publicado pelo Ipea, que analisou o perfil e a desigualdade da expansão da área plantada nas mesorregiões brasileiras, entre 1994 e 2010”.

“A pesquisa mostra um aumento da área plantada no sentido centro-noroeste do país, com diferentes eixos e epicentros de crescimento de área plantada. Entre as mesorregiões identificadas com maior ritmo de expansão, no entanto, destacaram-se também algumas localizadas em fronteiras agrícolas já teoricamente estabilizadas, como São José do Rio Preto (SP), do Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro (Minas Gerais) e do Norte Central Paranaense (Paraná)”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions