A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 10 de Dezembro de 2017

03/08/2014 15:07

Pesquisadores percorrem sindicatos rurais para levantar custos da produção

Caroline Maldonado
Resultado da pesquisa vai auxiliar produtores (Foto: Marcos Ermínio)Resultado da pesquisa vai auxiliar produtores (Foto: Marcos Ermínio)

Para ajudar os produtores a tomar as melhores decisões em relação a gestão e riscos na produção de cereais, fibras e oleaginosas, pesquisadores da USP (Universidade Federal de São Paulo) vão percorrer os municípios do Estado e levantar informações. 

As reuniões acontecerão sempre nas sedes dos sindicatos rurais. A primeira delas será na segunda-feira (4), em Naviraí. Na terça-feira (5) o encontro será em Dourados e na quarta-feira (7), em Chapadão do Sul (7).

A pesquisa faz parte do projeto Campo Futuro, uma parceria entre a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP.

Segundo a Famasul, os especialistas Victor Ikeda e Fábio Francisco, que farão visitas aos sindicatos rurais, são pesquisadores vinculados à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Em cada cidade, a dupla se reunirá com produtores e profissionais do setor agrícola para debaterem sobre a produção local e apontar detalhamentos dos custos diretos e indiretos. A metodologia de pesquisa é chamada de “painel de custos de produção”.

Além de Mato Grosso do Sul, o levantamento será feito em pelo menos 30 cidades dos estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. O projeto Campo Futuro, criado pela CNA, faz desde 2007 o levantamento de informações econômicas para a contribuição nas decisões do produtor rural.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions