ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Segundo Azambuja, grupos querem comprar Cooagri

Redação | 17/09/2008 17:12

A Cooagri (Cooperativa Agropecuária e Industrial), que passa por crise financeira, pode ser vendida para sanear as finanças. A informação é do deputado Reinaldo Azambuja (PSDB), que acompanhou reuniões entre governo e produtores.

De acordo com o deputado, a secretária de Produção, Tereza Cristina, informou que seis grupos têm interesse em negociar com a cooperativa.

A crise da Cooagri é conseqüência de uma operação mal sucedida de empréstimo no valor de R$ 40 milhões. A cooperativa teria contado com o dinheiro antes da liberação, e assumido compromissos, mas a instituição bancária desistiu da operação.

Sem dinheiro para pagar credores, sementes e insumos estocados foram arrestados como garantia ao banco. Ontem, uma decisão liminar assegurou aos produtores direito de retirar as sementes estocadas. Até o momento, o banco não recorreu da liminar.

A Cooagri foi estabelecida há mais de 17 anos em Mato Grosso do Sul. Sediada em Dourados, a cooperativa está presente em 18 localidades da região Sul do Estado, atendendo 4 mil produtores associados. O faturamento bruto anual está na casa dos R$ 800 milhões e a movimentação de grãos é de 700 mil toneladas de soja e 500 mil toneladas de milho.

Nos siga no Google Notícias