Além dos animais, fogos afetam idosos, crianças neurodivergentes e doentes
Barulho pode causar irritabilidade, crises de ansiedade, alterações no sono e até problemas cardiovasculares
Com a chegada do fim do ano, a preocupação com os impactos dos fogos de artifício com estampido volta a gerar apreensão não só para os tutores de cães e gatos, mas também para as pessoas mais sensíveis ao barulho. Idosos, crianças neurodivergentes, pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e pacientes hospitalizados estão entre os mais afetados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os fogos de artifício com estampido não afetam apenas animais, mas também causam impactos significativos em idosos, crianças neurodivergentes, pessoas com TEA e pacientes hospitalizados. O barulho intenso pode provocar desde irritabilidade e ansiedade até problemas cardiovasculares. Especialistas recomendam medidas preventivas, como uso de fones com cancelamento de ruído. No Brasil, não há lei federal proibindo fogos com estampido, mas um projeto que limita o barulho a 70 decibéis aguarda análise na Câmara dos Deputados após aprovação no Senado.
O ruído intenso provocado pelos fogos pode causar irritabilidade, crises de ansiedade, alterações no sono e até problemas cardiovasculares e metabólicos. Em muitos casos, o barulho repentino provoca desregulação sensorial, pânico e sofrimento físico e emocional.
- Leia Também
- Dívida de ONGs de proteção animal dispara com aumento do abandono no fim de ano
- Ensinar pets a suportarem fogos deve começar bem antes da véspera de Réveillon
Para quem tem sensibilidade auditiva, especialistas orientam que a melhor estratégia é a prevenção. O uso de fones com cancelamento de ruído ou tampões auriculares ajuda a reduzir o impacto dos estouros. Também é importante avisar com antecedência crianças e pessoas neurodivergentes sobre o horário dos fogos, criando um ambiente mais previsível e seguro.
No Brasil, não existe uma lei federal única que proíba os fogos com estampido. Um decreto de 1942 restringe a venda para menores de 18 anos e proíbe a queima perto de hospitais, escolas e vias públicas. No Congresso Nacional, o tema segue em debate. O Projeto de Lei 5/2022, que proíbe fogos com barulho acima de 70 decibéis em todo o país, já foi aprovado no Senado e aguarda análise da Câmara dos Deputados.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


