Aos 49 anos, Marciliete aproveita campanha para fazer mamografia pela 1ª vez
HCAA oferece exames gratuitos para mulheres com novo mamógrafo 3D, um dos mais modernos do Estado

Aos 49 anos, Marciliete Galvão aproveitou a campanha do Outubro Rosa para realizar, nesta quinta-feira (2), sua primeira mamografia no HCAA (Hospital de Câncer Alfredo Abrão), em Campo Grande. O que a motivou foi a precaução e também o histórico familiar. A irmã foi diagnosticada com câncer de mama há três anos, passou por tratamento na própria unidade e hoje está curada.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão, em Campo Grande, iniciou a campanha Outubro Rosa oferecendo mamografias gratuitas e inaugurando um mamógrafo 3D com tecnologia de tomossíntese, um dos mais modernos do Estado para atendimento pelo SUS. Entre as pacientes está Marciliete Galvão, 49 anos, que realizou seu primeiro exame motivada pela precaução e pelo histórico familiar de câncer de mama. A campanha acontece de 2 a 31 de outubro, com 80 exames gratuitos diários para mulheres entre 40 e 65 anos. Segundo o coordenador do setor de radiodiagnóstico, Cláudio Melgar de Andrade, o número de exames realizados salta de 380 para 1.700 durante o período da campanha, e o hospital oferece suporte completo desde o rastreamento até o tratamento.
O Ministério da Saúde recomenda e garante o acesso à mamografia a partir dos 40 anos. “Melhor ficar com a consciência limpa, né? Melhor prevenir”, disse Marciliete, que chegou ao hospital às 6h20, com a senha de número 29. De férias, afirmou que não se incomodou com a espera e pretende incentivar outras mulheres a realizarem o exame. “Fico um pouco nervosa pelo resultado, mas sei da importância. Vou falar para minhas amigas acima dos 40 anos fazerem também.”
O Hospital de Câncer Alfredo Abrão iniciou na quarta-feira (1º) a campanha Outubro Rosa, oferecendo mamografias gratuitas e inaugurando um mamógrafo 3D, com tecnologia de tomossíntese, considerado um dos mais modernos do Estado para atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Na fila, mulheres reforçavam a importância do exame. A quarta a ser atendida, Jorgina Fernandes, de 60 anos, contou que fez a primeira mamografia aos 49 anos, mas não tem o hábito de realizá-la todos os anos. “Fiz pela última vez há três anos. O exame é importante para prevenir uma situação mais grave e iniciar precocemente o tratamento”, afirmou.
As cunhadas Francilda da Silva, 55 anos, e Antônia Melo, 52, foram juntas pelo terceiro ano consecutivo. Elas chegaram às 5h para garantir atendimento. Antônia realiza o exame desde os 38 anos e perdeu a irmã, que nunca havia feito mamografia, para o câncer de mama no ano passado. “Acho que as mulheres têm que correr atrás. Temos que nos cuidar primeiro para depois cuidar dos outros”, destacou.
Francilda, que perdeu o pai para o câncer de próstata e de pele, também faz o exame anualmente desde os 40 anos. “Eu já fico esperando chegar outubro. Antes, era mais difícil ter acesso; agora, só não faz quem não quer”, comentou.
De acordo com Cláudio Melgar de Andrade, coordenador do setor de radiodiagnóstico do HCAA, o movimento cresce significativamente em outubro: “Nos outros meses realizamos cerca de 380 exames. No Outubro Rosa, esse número chega a 1.700.” Segundo ele, quando há detecção de alguma anormalidade, o hospital oferece todo o suporte necessário, desde rastreamento até tratamento, sem que a paciente precise buscar outro serviço.
A técnica em radiologia Ângela Bispo, 42 anos, destacou os benefícios do novo mamógrafo. “É um aparelho inovador. Antes, quando aparecia um nódulo, era necessário complementar com outro exame. Agora, não. Além disso, ele é mais confortável e rápido. As pacientes reclamam menos de dor”, explicou.
Segundo ela, a mamografia dura em média cinco minutos e o mito da radiação não procede. “A dose equivale a meia hora de sol. Não há risco para a saúde. Com o diagnóstico precoce, evitamos muita coisa. Fazer o exame alivia a alma porque a mulher fica tranquila por um ano”, concluiu.
Serviço - A campanha do Outubro Rosa no Hospital de Câncer Alfredo Abrão será realizada de 2 a 31 de outubro, exceto feriados, com a oferta de 80 mamografias gratuitas por dia, de segunda a sexta-feira, para mulheres entre 40 e 65 anos. As senhas serão distribuídas a partir das 6h, por ordem de chegada, no Ambulatório da unidade (Rua Marechal Rondon, 1053), e o exame será feito no mesmo dia.
Para participar, é necessário apresentar RG, CPF e Cartão do SUS. O resultado estará disponível em até 15 dias e não há necessidade de preparo prévio.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.