Com 49,42% de cobertura, Capital está longe de atingir a meta de imunização
Vacinação está disponível nas 74 USFs (Unidades de Saúde da Família) de Campo Grande
Após três meses, a campanha de vacinação contra a gripe em Campo Grande ainda está distante da meta de imunizar 90% da população-alvo, num total de 224.110 pessoas. Até 4 de julho, 110.760 pessoas do grupo prioritário - idosos, crianças e gestantes - foram vacinadas, número corresponde a 49,42% do total esperado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A campanha de vacinação contra a gripe em Campo Grande, que visa imunizar 90% da população-alvo, está com apenas 49,42% de cobertura, totalizando 110.760 vacinados até 4 de julho. Apesar da ampliação da vacinação para toda a população desde 27 de abril, a adesão tem sido baixa, com apenas 13 pessoas comparecendo a um plantão no último sábado. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) tem realizado plantões de vacinação em diversos locais, mas enfrenta dificuldades para sensibilizar a população. Até o momento, foram confirmados 1.247 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave, com 158 mortes relacionadas a doenças respiratórias. A vacina, disponível em todas as Unidades de Saúde, é gratuita e essencial para prevenir complicações, especialmente em grupos vulneráveis.
Por conta do avanço da doença, que teve épocas de pico, a vacinação está disponível para toda a população desde 27 de abril, o que eleva o número de imunizados para 312.825, incluindo pessoas dentro e fora do público-alvo.
Tendo enfrentado uma situação de emergência sanitária, a Sesau tem feito plantões de vacinação nos bairros e mercados, aos fins de semana, mesmo assim, tem tido dificuldades para sensibilizar a população. Neste sábado, até às 10h, apenas 13 pessoas procuraram o plantão no Pátio Central para se imunizar. No entanto, nos períodos de ápice da doença, cada ponto chegou a atender até 800 pessoas por dia.
Os dados divulgados no Informe Semanal da Sala de Situação de Vírus Respiratórios mostram que, até 4 de julho, 1.247 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave foram confirmados na cidade, com 179 ainda em investigação e 629 casos não especificados A maior parte dos registros são de VSR (Vírus Sincicial Respiratório - 526), Influenza (320) e Rinovírus (246). Foram 51 casos de Covid, 40 metapneumovírus e 54 outros vírus respiratórios.
Pelo menos 158 pessoas morreram por conta de doenças respiratórias sendo 53 por influenza, 13 por VSR. Outras mortes estiveram relacionadas à Covid (10), outros vírus (3), Rinovírus (12) e causas não especificadas (66).

Plantão - A vacina contra a gripe é fundamental para prevenir complicações causadas pelos vírus Influenza, especialmente em grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. A Sesau reforça que a imunização contra a influenza é segura, gratuita e é a principal forma de proteção contra a doença, por isso, a vacina está disponível para todas as faixas etárias a partir dos seis meses de idade.
Atualmente, os imunizantes estão disponíveis em todas as 74 Unidades de Saúde da Família de Campo Grande. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Sesau informou que as ações de vacinação aos fins de semana continuam sendo realizadas conforme estratégias definidas pela equipe técnica e de acordo com a demanda da população.
Os plantões de vacinação acontecem, principalmente aos sábados, podendo também ocorrer aos domingos. A Sesau define as estratégias para esses plantões, que também podem ser solicitados por entidades parceiras, especialmente durante campanhas específicas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.